Cerca de 100 estabelecimentos comerciais de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, foram fechados neste sábado (21), após descumprirem a ordem de suspensão das atividades determinada pelo decreto 13.28, que declarou estado de calamidade pública na cidade por causa da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). 

"A partir de denúncias recebidas, as equipes se deslocam até os estabelecimentos para dar ciência aos proprietários sobre a proibição de funcionamento e providenciar o imediato fechamento. A medida se faz necessária porque é fundamental dentro das medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus", esclareceu a prefeitura de Poços de Caldas em nota publicada em seu site. 

Considerando que descumprir o decreto é crime por poder afetar a saúde de várias pessoa, a prefeitura informou que, dependendo do caso, a Vigilância Sanitária pode lacrar o comércio e os responsáveis podem ser encaminhados pela Polícia Militar à Delegacia.

Poços tem atualmente 19 casos suspeitos da doença e um confirmado. A confirmação é de uma mulher, que suspeita ter contraído a doença em São Paulo em um churrasco com pessoas que tinham viajado para o exterior.