Em 120 anos desde a inauguração, esta foi a primeira vez que a igreja São José, no centro de Belo Horizonte, fechou as portas aos fiéis. Neste 19 de março, dia do santo que dá nome à paróquia, as celebrações não terão a participação dos cerca de 50 mil devotos que costumam lotar a igreja durante o evento, como medida para evitar o avanço do coronavírus em Belo Horizonte.

"Às 19h, a missa celebrada pelo bispo dom Geovani será transmitida pelo Facebook e pela TV Horizonte, que é o canal oficial da Arquidiocese de Belo Horizonte, e todos os fiéis podem acompanhar e estar em comunhão de suas casas", convidou o padre Nelson Antônio, um dos párocos da igreja.

A tradição dos saquinhos de são José, presente desde a inauguração da igreja, também mudou para combater o coronavírus. Segundo Ilma Pires, coordenadora da Pastoral da Acolhida, a troca dos saquinhos era realizada dentro do templo e foi passada para uma tenda do lado de fora. "Uns reclamam que a igreja tá fechada, outros entendem o porquê, mas graças a Deus está tudo tranquilo até agora", contou.

A aposentada Antônia da Conceição Modesto, de 65 anos, frequenta a igreja há oito anos, e esta é a primeira vez que vê as portas fechadas. "É triste, mas quem tem fé em Deus vai vencer, já venceu. Eu tenho certeza de que são José vai interceder", acredita.

Para o tempo de isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde, o padre recomenda: "Estejam em comunhão com a família, são José não está só na igreja, vamos conversar, conviver durante esse tempo juntos".