Transcorridos mais de dois meses desde o surgimento de um caso de coronavírus em Minas Gerais, o Estado ultrapassou, pela primeira vez, nesta segunda-feira (11), a triste marca de cem mil casos suspeitos da doença – aqueles pacientes com quadro respiratório agudo e ainda sem diagnóstico. O número de pessoas que já foram testadas para a infecção é consideravelmente menor e acende um alerta para a subnotificação na região.

Balanço publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta segunda aponta para a existência de 3.320 mineiros infectados pela Covid-19, sendo que 121 deles morreram após contrair o vírus – são dois óbitos a mais nesta segunda-feira se comparado com o relatório de ontem. Em apenas 24 horas, entre a manhã de domingo e a desta segunda-feira, 83 novos diagnósticos positivos para a doença foram notificados à pasta. 

Belo Horizonte é a cidade com a maior quantidade de casos suspeitos e confirmados em Minas Gerais – são 953 pessoas com coronavírus – ainda segundo o órgão estadual, o município concentra mais de 34 mil dos mais de 100 mil casos que estão sob investigação no Estado no momento. Vinte e seis moradores da capital morreram em decorrência do coronavírus. 

Atrás, aparecem as cidades de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O primeiro município tem 307 casos confirmados de coronavírus, e 13 mortes causadas pela Covid-19. Dez moradores de Uberlândia morreram em decorrência da doença. O número de casos confirmados na cidade do Triângulo é o terceiro mais alto do Estado: 236 até o momento.

Entenda a subnotificação

Um painel de monitoramento dos casos de coronavírus em Minas Gerais, atualizado pela última vez às 11h de domingo (10) pela SES-MG, aponta que ontem existiam quase 100 mil casos suspeitos de coronavírus aguardando testes para confirmá-los ou descartá-los – 99.958 era o número exato. Até o Dia das Mães, segundo o relatório, apenas 12.872 tinham sido submetidos aos exames, sendo que 3.237 deles acabaram confirmados, e os outros 9.635 foram descartados após a conclusão dos testes.