Transmissão

Covid-19: Velocidade de transmissão cai em alguns pontos de MG, diz secretário

índice de transmissão em Minas varia entre 1,05 e 0,98, sendo o número abaixo de 1 indicativo de regressão da pandemia

Por Daniele Franco
Publicado em 28 de julho de 2020 | 13:49
 
 
 
normal

Com velocidade de transmissão (RT) chegando a 0,98, alguns locais de Minas Gerais já apresentam regressão da pandemia de Covid-19. O número foi informado pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (28). Amaral, no entanto, não deu detalhes sobre quais são esses locais. A reportagem cobrou o detalhamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e aguarda retorno.

“No início, em março, o RT estava em 4, o que significa que cada infectado transmitia para quatro pessoas, e se formaria uma progressão geométrica, atualmente o RT varia entre 1,05 e 0,98, e pode mostrar que estamos em um estado de estabilização e tivemos até momentos de regressão da epidemia”, declarou o secretário.

O titular da Saúde em Minas ainda ressaltou que o RT mostra uma realidade passada, o que não significa que se repetirá no futuro, mas dá uma ideia do que ocorrerá. “Se estiver crescendo, o futuro pode ser pior; se estiver decrescendo, o futuro pode ser melhor”, afirmou. O tamanho do Estado também foi destacado para justificar a variação entre os RTs, já que as regiões mineiras podem estar em momentos distintos da pandemia.

Outro fator apontado por Amaral como indicativo de estabilidade é a demanda por internações. Como exemplo, o secretário citou o número de leitos de UTI disponíveis hoje, 3.655, com ocupação de 67,12%. Há 15 dias, quando havia 3.457 vagas, a ocupação era de 70%. “A demanda por internação tem se mantido basicamente a mesma, e o que esse aumento de leitos nos trouxe, efetivamente, foi uma redução da ocupação com o aumento da capacidade assistencial do Estado”, explicou.

Minas registra nesta terça-feira 116.645 casos confirmados e 2.551 óbitos por Covid-19.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!