Após vivenciar novo surto de contaminação de Covid-19, a cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, retomou com medidas de restrições. A partir desta sexta-feira (14), festas e eventos serão limitados para no máximo 150 pessoas.
Além disso, os responsáveis terão que exigir o cartão de vacina atualizado, com as duas doses ou a dose única da Janssen, para frequentar os espaços. As medidas, conforme a prefeitura, vão valer por 15 dias.
Ainda conforme a prefeitura, o comércio poderá funcionar normalmente, inclusive aos sábados e domingos, mas a máscara será obrigatória. Também terá que ter distanciamento mínimo entre os clientes, controle para evitar a aglomeração, dentre outras medidas.
"Os restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniência, sorveterias, disk bebidas e similares estão autorizados a funcionar desde que adote todas as normas de biossegurança (desinfecção, higiene e limpeza), distanciamento de 1,5 (um e meio) metros entre os clientes; dentre outros procedimentos obrigatórios descritos no decreto", descreveu o município.
As medidas foram adotadas para conter a transmissão do vírus e evitar o aumento das internações nos leitos Covid. "A expectativa é que com o novo decreto, o fim do período de férias e a redução da taxa de transmissão do vírus, os números de casos positivos voltem a cair nos próximos dias", declarou a prefeitura.
O Carnaval também não será realizado na cidade. "Eventos particulares estarão sujeitos ao decreto em vigência no período, que será elaborado de acordo com os indicadores epidemiológicos e de capacidade assistencial do município", frisou Araxá.
Na semana passada, a cidade prorrogou o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia. O decreto aguarda aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Conforme o último boletim epidemiológico, Araxá teve 417 casos confirmados de Covid nas últimas 24 horas.