Melhoras nos índices

Covid em BH: Ocupação de leitos e taxa de transmissão apresentam queda

Hospitais do SUS voltaram a oferecer espaços para internação de pacientes graves

Por Renata Evangelista
Publicado em 06 de abril de 2021 | 19:15
 
 
 
normal

Os três indicadores que medem o avanço da pandemia da Covid-19 em Belo Horizonte tiveram redução nas últimas 24 horas. A ocupação dos leitos de UTI, que estava em 98,8%, caiu para 95,9% nesta terça-feira (6). Além disso, os hospitais do SUS voltaram a oferecer espaços para internação de pacientes graves. Na segunda-feira (5), a lotação era de 100,9% e agora é de 96,2%.

A situação da enfermaria, somando as redes pública e privada, também apresentou melhora. Hoje a ocupação está em 79,1%, e no dia anterior o índice era em 82,5%. Ainda de acordo com a Secretária Municipal de Saúde (SMSA), a taxa de transmissão do vírus desceu de 0,99 na segunda para 0,98 nesta terça, o que aponta desaceleração da enfermidade. Na prática, significa que cada 100 infectados transmitem a doença para 98 pessoas.

Apesar da melhora nos índices, a capital confirmou no período de um dia 92 mortes - recorde de vidas perdidas - e 1.828 casos do novo coronavírus. Com isso, os óbitos em decorrência da doença saltaram para 3.406. Já os doentes somam 149.836. Atualmente, de acordo com o boletim epidemiológico, 7.182 vítimas são acompanhadas por equipes de saúde, seja em isolamento domiciliar ou internação hospitalar.

Nesta quarta-feira (7), o Comitê de Combate à Covid-19 de BH vai se reunir para decidir os rumos da flexibilização na cidade nos próximos dias. Há um mês a capital está na fase zero, com todos os serviços considerados não essenciais fechados.

Imunização

Até o momento, BH imunizou 336.248 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid, e 111.293 com as duas doses dos imunizantes. Na quarta-feira, será a  vez dos idosos com mais de 65 anos receberem a aplicação das vacinas para combater o coronavírus.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!