A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) esteve em Belo Horizonte, neste sábado (28), onde participou do Congresso 5.000 Mulheres, promovido pela Igreja Batista Getsêmani, localizada no bairro Dona Clara, na região da Pampulha. A parlamentar, que também é pastora, subiu ao palco para pregação que teve como ponto de partida a importância de mulheres entenderem o sentido do termo sororidade. Após o evento, Damares vai cumprir agenda em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana, e em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, onde vai se encontrar com o prefeito da cidade, Gleidson Azevedo (Novo).
Cerca de 3.000 mulheres acompanharam a fala de Damares durante o congresso, que contou com a participação de outras líderes da comunidade evangélica. Logo no início da palestra, a senadora comentou que a palavra sororidade vem sendo usada com frequência entre mulheres de esquerda e defendeu a necessidade de o termo ser absorvido também entre as evangélicas alinhadas aos princípios da direita. "Essa é uma palavra que as mulheres de esquerda usam muito, mas que a gente vai ter que aprender também. Sororidade, ou seja, ninguém solta a mão de ninguém", explicou Damares.
Após a pregação, que durou cerca de 40 minutos, a senadora defendeu, em entrevista à reportagem de O TEMPO, que as mulheres evangélicas precisam se apoiar. "Como é que eu posso apoiar esse projeto (de outra mulher), como é que eu posso sonhar junto? Então é preciso ter sororidade nas ações políticas, nas ações cidadãs e até mesmo dentro da igreja", afirmou.
Fundador da Igreja Batista Getsêmani e idealizador do evento deste sábado, o pastor Jorge Linhares elogiou Damares e explicou por que a escolheu para ser uma das pregadoras no congresso exclusivo direcionado às mulheres. "Todas (as palestrantes) são mulheres vencedoras, que saíram do ostracismo, da obscuridade e de uma aparente derrota, mas que ouviram palavras que fizeram com que elas se tornassem novas pessoas. Sobre a senadora, faz parte da vida dela se doar pelo Brasil. Ela é influência em todas as camadas da sociedade", comentou.
Parlamentar cumpre agenda em cidades de Minas
Ainda nesta tarde, a senadora visita as cidades de São Joaquim de Bicas, na região metropolitana, onde volta a se reunir com lideranças evangélicas e políticas na região. Depois ela segue até Divinópolis, no Centro-Oeste, onde se encontra com aliados políticos. A previsão é de que ocorra um encontro a portas fechadas com o prefeito da cidade, Gleidson Azevedo (Novo) e com o deputado estadual Eduardo Azevedo (PL).