A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu novo alerta de chuvas entre 140 a 160 mm até 8h de segunda-feira (10) - volume próximo do registrado no último sábado (8) em algumas regiões da capital mineira.

Segundo a própria Defesa Civil, entre 18h de sexta-feira (7) e 18h de sábado, ou seja, em 24 horas, as regiões do Barreiro (145,8 mm), Centro-Sul (110,1 mm) e Oeste (137,0 mm) registraram volumes de chuva acima dos 100 mm - regiões que já superaram a média histórica de chuvas na capital no mês de janeiro. Nas demais regiões, a chuva variou entre 50 mm e 90 mm - também volumes muito altos.

Isso coloca todas as regiões da capital mineira sob forte risco geológico, por já terem registrado mais de 70 mm de chuva nas últimas 72 horas. Nesse caso, a recomendação do órgão é para que se tenha atenção com o grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidado com queda de muros, deslizamentos e desabamentos.

Neste domingo (9), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu encoberto com pancadas de chuva, por vezes fortes, ao longo do dia na capital. A mínima foi de 17 °C, máxima estimada de 23 °C e a umidade relativa mínima em torno de 85% à tarde.

Recomendações durante a chuva:

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.