Com a umidade relativa do ar abaixo de 30% entre segunda-feira (15) e terça-feira (16), metade do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para que moradores da capital estejam atentos aos cuidados para passar bem durante o período em que a massa de ar seco permanece sobre a cidade.
Para evitar que as pessoas sofram com as condições do ar, principalmente aquelas que costumam ter problemas respiratórios, o órgão recomenda muita hidratação ao longo do dia. Entre as dicas dadas está evitar atividades físicas ao ar livre, exposição ao sol entre o final da manhã e o final da tarde e banhos com água muito quente, preferir alimentos leves e frescos e dormir em locais arejados e umedecidos. Para quem não tem um aparelho umidificar de ar em casa, uma recomendação antiga e eficiente é espalhar bacias com água pela casa.
A situação tende a melhorar a partir de quarta-feira (17) e a umidade relativa do ar deve crescer e se aproximar dos 60% ideais. Quanto a temperatura, do meio da semana para frente, os termômetros baixam mais e as mínimas na capital mineira podem ficar em torno de 10°C. A máxima deve ser de 25°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).