A forte chuva que atinge Belo Horizonte no fim da tarde desta terça-feira (29) causou a interdição de trechos da avenida Tereza Cristina, na região Noroeste, e também da avenida Vilarinho, em Venda Nova.

No caso da Tereza Cristina, os trechos de bloqueio são na altura do córrego do Ferrugem, no encontro com a Via 210 e na esquina com a rua Metalig. Na mesma avenida, em Contagem, carros foram arrastados pela água que transbordou do córrego. Veja vídeos:

A avenida Vilarinho, em Venda Nova, ficou interditada por cerca de 30 minutos, mas depois foi liberada.

Contagem

Em Contagem, motoristas ficaram ilhados no bairro Cidade Industrial durante o temporal. Segundo a Defesa Civil, o nível da água chegou a ultrapassar o pneu dos carros.

Grande volume

De 14h50 às 17h10, choveu no Barreiro o equivalente a 49,8% da média histórica de BH em outubro. Foram 47,6 mm de água. Nas regiões Centro-Sul, Noroeste e Oeste choveu, respectivamente, 27,6 mm, 26mm e 25mm, segundo dados da Defesa Civil de Belo Horizonte.

“Essas pancadas de chuva que atingem a capital nesta terça-feira são provocadas por áreas de instabilidade formadas pela associação do forte calor com a alta umidade do ar. As áreas de instabilidade provocam temporais na capital mineira e nas regiões Sul, Sudeste, Oeste, Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes e Zona da Mata do Estado", afirma o meteorologista Kleber Souza, do Inmet. 

Para esta quarta-feira, são esperados mais temporais nas mesmas regiões do Estado. Em Belo Horizonte e região metropolitana, a temperatura deve variar entre 18 ºC e 33ºC nesta quarta, com possibilidade de novas chuvas.

Matéria em atualização