Foragido da Justiça

Delegado suspeito de extorquir presos se entrega à Polícia Civil em BH

Policial é suspeito de integrar um grupo que extorquia membros de quadrilhas de roubo de carga presos na região do Rio Doce e do Triângulo Mineiro

Por CAMILA KIFER
Publicado em 27 de junho de 2016 | 14:28
 
 
 
normal

Um delegado da cidade de Governador Valadares, na região do Rio Doce, investigado na operação Serendipe por corrupção, se apresentou à Corregedoria-geral da Polícia Civil em Belo Horizonte, no início da tarde desta segunda-feira (27). O policial é suspeito de integrar um grupo que extorquia membros de quadrilhas de roubo de carga presos das regiões do Rio Doce e do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.

Ele era considerado foragido da Justiça, desde o dia 23 deste mês, quando o Ministério Público e a Polícia Civil desencadearam uma operação para cumprir 20 mandados de prisão preventiva e ele não havia sido encontrado.

Nesta segunda, após se entregar, ele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames de corpo de delito. Em seguida, será encaminhado para a Casa de Custódia do Policial Civil, no Bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte, onde permanecerá a disposição da Justiça.

Serendipe

Segundo informou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a primeira fase da operação serviu para apurar os crimes de extorsão, corrupção passiva, corrupção ativa, concussão, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa, envolvendo, entre outras pessoas, a participação de policiais civis.

Entre os mandos de prisão preventiva, estavam os nomes do delegado e de outros cinco policiais civis lotados em Uberlândia. Dois foram presos no dia 23 e outros três seguem foragidos.

As investigações começaram após provas recolhidas durante as operações Catira e Fideliza, deflagradas em novembro de 2015, também em Uberlândia. Esse material demonstrava o envolvimento de organizações criminosas com os crimes de roubo e desvio de cargas e caminhões, além de roubo, compra, venda e receptação de veículos.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!