Transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti é uma praga urbana que encontra no descuido dos moradores que deixam acumular água parada o ambiente perfeito para procriar. Após a reprodução, eles ficam por perto — estudos indicam um raio entre 100 metros e 1 km. Mas e quanto a altura? Moradores de apartamento estão seguros?
Engana-se quem pensa que sim, explica a bióloga Fernanda Raggi, mestre em sustentabilidade, professora e coordenadora do UniBH. “É um mito”, garante. “O mosquito pode chegar nos andares maiores pelas escadas ou pelo elevador. Depende de onde o criadouro está”, explica a especialista.
Não há estudos que precisem até qual altura o Aedes aegypti pode voar. Apesar disso, ele costuma picar partes mais baixas do corpo, como as pernas. “Realmente, é mais difícil os mosquitos chegarem a andares superiores”, explica.
Contudo, segundo a especialista, é uma questão relacionada também às condições ambientais. “O que interessa não é a altitude, mas, sim, a temperatura. Normalmente os mosquitos preferem os andares mais baixos porque as temperaturas são mais quentes”, analisa.
A bióloga explica que, por exemplo, se o foco estiver na portaria, pode ser que, de fato, o mosquito não chegue ao 15º andar. “Mas e se o foco estiver no vizinho de baixo?”, reflete.
O melhor é cuidar da própria residência e pedir aos vizinhos que façam o mesmo. “A pessoa que mora em apartamentos altos até pode ficar menos preocupada, mas todos têm que fazer sua parte”, resume.
Dicas de cuidados:
- Elimine recipientes que possam acumular água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros.
- Manter caixas d'água e piscinas sempre tampadas.
- Limpe regularmente as calhas para evitar o acúmulo de água.
- Troque a água de vasos de plantas e bebedouros de animais com regularidade
- Coloque areia nos pratos de plantas para evitar o acúmulo de água.
- Mantenha fechadas as tampas de lixeiras e caixas d'água