Todos os 151 centros de saúde de Belo Horizonte estão abertos neste sábado (1) em um novo dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. Outros quatro postos extras estão funcionando, no Parque Municipal, no BH Shopping, Boulevard Shopping e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Todas as crianças de 1 a 4 anos de idade devem ser imunizadas, mesmo aquelas que já foram vacinadas antes. 

O objetivo da prefeitura é atrair as famílias que têm dificuldade de levar as crianças para se vacinar durante a semana. Até o momento, a cobertura vacinal para sarampo e pólio na capital é de 79%. A intenção do município é atingir a meta de vacinar 95% do público-alvo, composto de 109.438 crianças. A vacina é a única forma de prevenção das doenças. 

“Se nós tivermos cobertura inferior a 95%, especialmente nesse momento que nós estamos vivendo em alguns outros Estados do Brasil com mais de 1.500 casos de sarampo confirmados, e a doença é muito fácil de ser transmitida, principalmente em locais com grande aglomeração de pessoas, nós podemos ter uma transmissão mais elevada e até mesmo uma epidemia. Não queremos que isso aconteça”, afirma o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta, ressaltando que a vacina é muito segura. “Não existe nenhum problema de uma criança que já foi vacinada com as duas doses receber essa dose, porque, além de estar se protegendo, ela está contribuindo para que a população da cidade esteja protegida”, conclui. 

O advogado Igor Maciel, 47, aproveitou o sábado para levar o filho Gabriel, 3, para se vacinar. “A vacinação no sábado facilita, porque a gente tem mais tempo disponível, não tem escola nem trabalho. A vacina é muito importante para se prevenir, manter a saúde das crianças e da população no geral. Está um momento perigoso de sarampo, é muito melhor evitar”, afirma. 

Os postos de vacinação vão ficar abertos até 17h. Até o momento, 30 casos suspeitos de sarampo foram notificados em Belo Horizonte, sendo que cinco foram desgarrados e 25 estão em investigação. Não houve casos notificados de poliomielite na cidade.