Dois moradores de Ladainha, no Vale do Mucuri, morreram nesta quinta-feira (12) com suspeita de febre amarela. Com isso, o número de mortes suspeitas pela doença na cidade subiu para dez. Ladainha já tem duas mortes confirmadas. Um dos mortos é um homem de 47 anos que morava na zona urbana de Ladainha e não há indícios que ele tenha ido para a zona rural.
“Segundo as primeiras investigações que fizemos com familiares deste homem, ele não frequentou a zona rural nos últimos tempos. O que é curioso, porque não há muitos registros de casos na zona urbana. Além disso, um sagui morreu em um quintal ao lado da casa da vítima, porém, como estava só a carcaça, não foi possível saber a causa da morte do animal. Com essa descoberta, nós intensificamos a vacinação na área urbana ontem (nesta quarta-feira 11)", explicou o secretário de Saúde da cidade, Fábio Perez Santos.
Ao todo, 30 casos suspeitos da doença estão sendo investigados no município. Por causa da alta incidência de casos, a cidade já decretou situação de calamidade pública. A outra morte suspeita de febre amarela que aconteceu nesta quinta-feira (12) foi de um homem de 43 anos que era morador da zona rural.
"Ainda estamos aguardando a contraprova para confirmar se as duas pessoas que morreram hoje estavam mesmo com febre amarela, porém nós suspeitamos que sim, porque eles estavam com os mesmos sintomas das outras pessoas que morreram com a doença”, afirmou o prefeito de Ladainha, Walid Nadir Oliveira.
De acordo o prefeito, as vítimas estavam internados em um hospital de Ladainha e nesta quarta-feira (11) foram transferidos para o hospital de Teófilo Otoni, na mesma região, por causa da gravidade dos casos deles. No entanto, nesta quinta eles não resistiram e morreram.
“O que está acontecendo aqui na cidade é muito assustador, os moradores estão alarmados, mas estamos fazendo tudo que podemos para controlar a situação”, afirma o prefeito. Nesta quarta-feira (11), chegaram 5.000 vacinas na cidade e está sendo feito um mutirão de casa em casa para imunizar a população da zona rural; na zona urbana, a vacinação será concentrada em uma quadra poliesportiva. A previsão, segundo o prefeito, é que toda a população seja vacinada até esta segunda-feira (16). A cidade já recebeu 8 mil doses da vacina.
Balanço no Estado
Em 2017, até esta quarta-feira (11), foram notificados 48 casos suspeitos de febre amarela, sendo que 16 são casos prováveis, cujos pacientes apresentaram quadro clínico suspeito e o exame laboratorial preliminar reforçou o indicativo. Em relação aos óbitos, foram notificados 14 óbitos suspeitos, sendo que, do total, oito são considerados óbitos prováveis de febre amarela. Atualmente, foram identificadas quatro Unidades Regionais de Saúde com registro de morte de primatas (epizootias) e casos prováveis de febre amarela silvestre.