Sobre a Honestidade

Doméstica recupera R$ 1.400 esquecidos em balcão de padaria

Caso aconteceu na rodoviária de Belo Horizonte, no último dia 4; gerente do comércio e guarda municipal se empenharam e localizaram a mulher nessa quarta-feira (16)

Por Gustavo Lameira
Publicado em 17 de setembro de 2015 | 12:10
 
 
 
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Sobre a honestidade: "Eu não gostaria que isso fosse motivo de reportagem. Deveria ser uma coisa comum e nem chamar tanta atenção, mas infelizmente... ", ponderou o gerente comercial Maurício Rizzo, de 59 anos, que se empenhou em devolver a carteira com os R$ 1.420 em dinheiro, documentos e cartões bancários esquecidos na padaria do terminal rodoviário de Belo Horizonte.

A doméstica Maria do Carmo de Lima chegou até o balcão do comércio e pediu um refrigerante, no último dia 4, véspera do feriado da Independência. Na hora de pagar pelo lanche, tirou da bolsa duas carteiras, procurando dinheiro miúdo para facilitar o troco, mas só colocou de volta uma delas.

Depois, como muitos que passam por lá, saiu apressada e desceu as escadas para o embarque. Conforme a assessoria da rodoviária, a passageira seguia para Alvinópolis, no Sul de Minas. "Só mais tarde percebi que ela tinha esquecido a carteira, e ela já devia ter embarcado ou ido embora. Aí abri, vi o dinheiro, os cartões de banco e carteira de identidade dela. Até dei uma olhada pela rodoviária pra ver se encontrava alguém parecido, mas nada", lembrou Maurício.

O gerente disse que procurou por Maria do Carmo na internet, nas redes sociais e até na lista telefônica da sua cidade natal, mas sem sucesso. Ele esperou que ela voltasse à padaria, o que também não aconteceu. Na manhã dessa quarta-feira (16), ele acionou a Guarda Municipal (GM), entregou os pertences e contou toda história.

Ainda segundo a assessoria da rodoviária, foi o agente da GM, Eder Lopes, quem localizou a doméstica. "Ele pegou o cartão da Caixa Econômica Federal, ligou para agência e pediu ao gerente que fizesse contato com a cliente". A devolução da carteira, com todo o salário da doméstica, foi feita ainda nessa quarta (16).

Eder Lopes contou que Maria do Carmo se emocionou ao receber a carteira, e que quis recompensá-lo. “Ela não conteve as lágrimas e ficou muito feliz. A senhora ainda me ofereceu uma quantia que estava na carteira. Obviamente não aceitei porque esse é o meu papel, ajudar as pessoas. Além disso, eu apenas a localizei. O verdadeiro responsável pela devolução da carteira é o gerente da padaria, que se preocupou o tempo todo em encontrá-la e devolver os pertences”.

A lei do retorno

Maurício trabalha como gerente na padaria há um ano e meio e também já foi surpreendido pela honestidade do outro lado do balcão. "Acontece de tudo aqui. Já esqueceram mala, troco, gente que paga pela mercadoria e não leva... Eles estão sempre com muita pressa", contou.

Ele já chegou a descer as escadas e entrar em ônibus atrás de clientes mais desatentos. "Uma vez, também, calculei errado e dei o troco a mais para uma senhora. Aí ela voltou e me devolveu. Eu não gostaria que isso fosse motivo de reportagem. Deveria ser uma coisa comum e nem chamar tanta atenção, mas infelizmente...", finalizou Maurício.

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