Entenda

É possível pegar dengue, zika e chikungunya mais de uma vez?

Minas enfrenta explosão de casos de arboviroses

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 08 de fevereiro de 2024 | 11:55
 
 
 
normal

O aumento dos casos de dengue em Minas tem alertado as autoridades, que pedem que a população reforce as ações de prevenção. Muitas vezes, quem já pegou a doença uma vez pensa que está imunizado contra a dengue para sempre. Mas não é bem assim. Especialista alerta que uma pessoa pode pegar a doença até quatro vezes. Além disso, é possível ainda ser infectado pela chikungunya e a zika, que também são transmitidas pelo Aedes aegypti.

A dengue possui quatro sorotipos. Segundo o médico infectologista, Carlos Starling, a infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo sorotipo, mas não impede que a pessoa seja contaminada pelas outras três linhagens, caso tenha contato com o vírus. "Temos a dengue tipo 1, 2, 3 e 4. Então o indivíduo pode ter dengue quatro vezes, uma vez que desenvolve imunidade na medida que entra em contato com o vírus", explica. 

O médico ressalta ainda que o Aedes aegypti, transmissor da dengue, também é vetor de outras arboviroses urbanas, como chikungunya e zika. Por isso, mesmo que uma pessoa já tenha contraído a dengue por quatro vezes, ainda corre riscos de contrair chikungunya e zika. No entanto, nesses casos a contaminação ocorre uma única vez. 

"A chikungunya e zika são vírus específicos, mas é um só. Então o risco é de ter apenas uma vez essas doenças", finaliza Starling. 

Veja formas de prevenção:

  • uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
  • remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
  • vedação dos reservatórios e caixas de água;
  • desobstrução de calhas, lajes e ralos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!