A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, nesta quinta-feira (21), o edital de patrocínio para o Carnaval de 2024 e 2025. Consolidada como uma das melhores festas de rua do país, atraindo turistas do Brasil e do mundo, o edital visa viabilizar a folia na capital mineira.
Poderão participar do edital pessoas jurídicas de direito público ou privado, de forma direta ou como “agência de captação”. O edital contempla o biênio 2024/2025 e o aporte financeiro mínimo aceito, referente aos dois anos, é de R$ 800 mil, sendo R$ 300 mil para o ano de 2024 e R$ 500 mil para 2025.
Além do valor em espécie, o potencial patrocinador deve se comprometer a entregar uma Planilha de Itens de Estruturas e Serviços necessários para a operação da festa. A Lei de Incentivo à Cultura, no âmbito estadual e/ou federal, poderá ser utilizada para arcar com os custos de fornecimento dos itens. O critério de julgamento será o de maior oferta de aporte financeiro em espécie.
Em contrapartida, a empresa vencedora do edital poderá ativar até oito marcas sob as chancelas de ‘patrocínio master’, ‘patrocínio’ e ‘apresenta’, sendo que somente uma marca poderá ter exclusividade comercial, frente a outras empresas concorrentes do mesmo segmento.
O patrocinador também poderá realizar ações fixas e volantes de exploração de publicidade em espaços públicos da cidade e aplicar na identidade visual do evento cores similares às da sua marca, fortalecendo o vínculo entre o festejo e o patrocinador.
A Belotur irá organizar um evento voltado para negócios e aproximação entre os patrocinadores e os Blocos de Rua, buscando estreitar o relacionamento entre as marcas e os atores culturais do Carnaval de Belo Horizonte.
Os envelopes com as propostas comerciais deverão ser entregues na Sede da Belotur (rua Espirito Santo, 527, Centro, Belo Horizonte), até o dia 3 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A sessão para o credenciamento e abertura dos envelopes dos interessados ocorrerá no dia 4 de outubro, às 10h, também na sede da empresa municipal.
Na última edição, realizada neste ano, o festejo teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade, entre eles 226 mil turistas, e uma movimentação financeira de R$ 720 milhões de reais.
Da PBH