Segurança

Eleições: PM afirma ter equipe para ‘garantir direito de comemorar’ em Minas

Prevendo atos após o resultado do pleito, equipes de inteligência da corporação monitoram redes sociais

Por Gabriel Rezende
Publicado em 30 de outubro de 2022 | 16:45
 
 
 
normal

Às 17h estarão fechadas as sessões eleitorais, e inicia-se o processo de apuração dos votos, o que se prolongará durante à noite. Prevendo comemorações e manifestações, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) garante ter efetivo suficiente para garantir segurança em eventuais atos na Grande BH e em qualquer outra região do estado.  

Segundo o coronel Flávio Godinho, diretor de operações da PM, a equipe de inteligência da corporação monitora grupos nas redes sociais para “antecipar” movimentos e promover reforço da segurança. “O momento crítico de uma matriz de risco começa a se colocar após 17h porque é uma situação incerta”, afirmou. 

Segundo Godinho, trata-se de uma “preocupação em função do planejamento da PM, que não precisa se traduzir em preocupação da população”. 

“Se necessário for, temos condição de movimentar essa tropa dentro de Minas Gerais. Mas isso é uma precaução, para garantir a todas as pessoas o direito de ir e vir, de comemorar e expressar sua comemoração em função de A ou B que venha ganhar”, destacou. 

Ocorrências 

Ao todo, a PM registrou 125 ocorrências, conforme o balanço divulgado por volta das 15h. A maioria deles são registros de “boca de urna”  Trinta e duas pessoas foram conduzidas a delegacia - uma deles é um mesário, de Poços de Caldas, que, vestido com camisa da Seleção Brasileira, estava “induzindo votos de eleitores”.

Segundo Godinho, esta ocorrência é uma "exceção" em relação às demais registradas no dia, consideradas por ele tranquilas e dentro do esperado. “A gente continua com uma situação tranquila no estado. A eleição ocorre da forma que planejamos, muito tranquila”, destacou.

Acompanhe a apuração dos votos do segundo turno para presidente no portal O TEMPO a partir das 17h.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!