A prefeitura de Belo Horizonte vai ampliar o atendimento médico para pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e outras doenças respiratórias. Os centros de saúde Rio Branco, na região de Venda Nova, e o Santa Terezinha, na regional da Pampulha, ficarão abertos neste sábado (18), das 7h às 18h.
De acordo com a prefeitura, a medida faz parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, que é utilizado conforme o cenário epidemiológico do município. "Neste primeiro momento, estarão abertas duas unidades para atendimento aos sábados. A Secretaria Municipal de Saúde permanece monitorando a situação e, se necessário, a ação poderá ser ampliada, com abertura de mais centros de saúde aos finais de semana", explicou em nota.
De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, no dia 10 de março, a capital registrou 341 casos de dengue e 143 de chikungunya em 2023. Uma pessoa morreu vítima de dengue neste ano. Oito casos de zika foram notificados, sendo que cinco foram descartados e outros três seguem em investigação.
As unidades irão funcionar com atendimento preferencial a crianças e adultos que possuem sintoma dessas doenças. Além da abertura dos centros de saúde, as UPAs da capital funcionarão normalmente no fim de semana com atendimento 24 horas para o público em geral.
Veja quais serão os centros de saúde com atendimento neste sábado (18)
- Centro de Saúde Rio Branco
Local: Rua Crisanto Muniz, 120, bairro Rio Branco
Horário: 7h às 18h
- Centro de Saúde Santa Terezinha
Local: Rua Senador Virgílio Távora, 157, bairro Santa Terezinha
Horário: 7h às 18h