Demolição

Em nova fase das buscas, especialistas intensificam trabalhos em Brumadinho

Começa demolição de área acidentada da usina de Instalação de Tratamento de Minério da Vale

Por Carolina Caetano
Publicado em 18 de fevereiro de 2019 | 07:43
 
 
 
normal

Com o início da demolição da área da usina de Instalação de Tratamento de Minério (ITM) em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, equipes especializadas em Buscas e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) iniciam mais uma fase de buscas aos desaparecidos após o rompimento da barragem I da mina de Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro. Nesta segunda-feira (18), o Corpo de Bombeiros começa o 25º dia de procura por vítimas.

"Esses militares já estavam aqui trabalhando em outros pontos, mas agora vão conseguir ter acesso a essa área do ITM. São profissionais que se deslocam em espaços estreitos, abrindo acessos, escorando pontos instáveis e retirando vítimas. O trabalho é perigoso, uma vez que a edificação acidentada é sempre instável e poderá ceder ao ser manipulada", explicou o tenente-coronel Anderson Passos.

Ainda segundo ele, as buscas com aeronaves, maquinário pesado e cães farejadores também continuam. Na noite desse domingo (17), a fiação de alta tensão foi rompida no Córrego do Feijão, o que fez com que o local ficasse sem energia. Militares usaram geradores na Igreja Nossa Senhora das Dores, que serve de apoio para o posto de comando.

De acordo com os bombeiros, não há informação sobre a ruptura da fiação, mas choveu muito no local nesse domingo. 

A Cemig confirmou o rompimento da fiação elétrica no Córrego do Feijão, em Brumadinho, e disse que o incidente ocorreu devido à queda de uma árvore de grande porte. Uma equipe da companhia já está a caminho do local e a previsão inicial para o restabelecimento da energia é às 13h.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil Estadual, 169 mortos foram localizados e identificados e 107 vítimas seguem desaparecidas.

Orações

Nesta manhã, um pastor de Belo Horizonte fez uma oração com os militares antes do início dos trabalhos.

Atualizada às 11h32.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!