Oeste e Centro-Sul

Em três dias, já choveu 60% do esperado para todo o mês em duas regionais de BH

A média climatológica de fevereiro deverá ser batida ainda nos próximos dias, já que existe previsão de mais chuva para toda a semana em BH e região

Por Fernanda Viegas e Lara Alves
Publicado em 03 de fevereiro de 2020 | 07:30
 
 
 
normal

São apenas três dias desde o começo de fevereiro, mas em duas regionais de Belo Horizonte – Oeste e Centro-Sul – já choveu 60% do esperado para o mês inteiro. Aliás, a expectativa é que a média climatológica de fevereiro seja batida ainda nos próximos dias, uma vez que há previsão de mais chuva intensa para toda a semana na cidade e também na região metropolitana.

Historicamente, chove cerca de 181,4 mm em BH ao longo dos 28 dias do mês, mas apenas até 1h30 da madrugada desta segunda-feira (3) já havia chovido 111,2 mm na regional Oeste e 108,8 mm na região Centro-Sul – as mais atingidas pelas pancadas dos últimos três dias.

A terceira mais atingida é a região Noroeste, onde choveu 87,2 mm no mesmo período. Por outro lado, na regional Norte choveu apenas 4,6 mm desde o começo do mês, segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte. 

Chuva nesta segunda-feira (3)

Até quinta-feira (6), são esperadas pancadas de chuva tanto em Belo Horizonte quanto na região metropolitana. O céu permanece entre parcialmente nublado e nublado, mas o sol aparece em alguns momentos do dia – como nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (3).

A condição meteorológica será semelhante à da noite do domingo (2), existe a expectativa de que pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas atinjam a capital mineira ao longo de toda a semana. Os termômetros oscilam entre 18°C, como temperatura mínima, e 32°C, como máxima.

Além disso, há possibilidade de chuva também para todo o interior de Minas Gerais, sendo que as pancadas mais intensas são esperadas nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas regiões Central e Noroeste até chove, mas de forma mais isolada. 

Domingo de chuva forte

Importantes avenidas de Belo Horizonte precisaram, novamente, ser interditadas na noite desse domingo (2) por conta do risco de transbordamento dos córregos que as atravessam. O bloqueio dessas vias pouco durou e, após a passagem da chuva, puderam ser liberadas ao tráfego de motoristas.

Na Pampulha, a avenida Heráclito Mourão de Miranda foi fechada por risco de inundação. Já na regional Barreiro, com chance de o córrego Jatobá não conseguir conter a água e alagar as pistas, as avenidas do Canal e Senador Levindo Coelho também sofreram o bloqueio preventivo. Como já é de costume em períodos intensos de precipitação, a avenida Tereza Cristina também precisou ser interditada por risco de transbordamento do córrego Ferrugem e do Ribeirão Arrudas. 

Choveu extremamente forte no Barreiro e na região Oeste de BH. Apesar do elevado acumulado de chuvas na região Centro-Sul, por lá a chuva permaneceu apenas forte na noite desse domingo (2), assim como na regional Nordeste. Em Venda Nova e na região Norte, a precipitação foi classificada apenas como 'moderada' pela Defesa Civil do município. 

Veja o acumulado de chuvas até 1h30 de segunda-feira (3)

Venda Nova: 25,2 (13,9%)

Pampulha: 55,8 (30,8%)

Nordeste: 20,2 (11,1%)

Norte: 4,6 (2,5%) 

Leste: - 18,8 (10,4%)

Noroeste: 87,2 (48,1%)

Oeste: 111,2 (61,3%)

Barreiro: 57,4 (31,6%)

Centro-Sul: 108,8 (60%)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte.

Média Climatológica Fevereiro: 181,4 mm (INMET, 1981-2010).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!