Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (7/8) o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cabana, no bairro Vista Alegre, região Oeste de Belo Horizonte. A unidade deve atender mais de 5 mil famílias do bairro Cabana do Pai Tomás e parte do Vista Alegre, oferecendo proteção e apoio a moradores em situação de vulnerabilidade social. Durante a cerimônia, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) anunciou a instalação de mais 20 unidades na cidade, viabilizadas por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). 

“Hoje a gente volta aqui pra inaugurar o Cras, dizer pra população de Belo Horizonte que esse é o 37° Cras que a gente constrói na cidade. Já temos 36 ativos, esse vai ser ativado a partir de agora e vamos construir mais 20 Cras”, declarou. O Executivo municipal não informou a data da implementação das 20 novas unidades, porém disse que ocorrerá na atual gestão.  

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que as obras do Cabana foram finalizadas em julho, com investimento superior a R$ 1,2 milhão. Os serviços incluíram concretagem do passeio, pintura, alvenaria, rampas de acesso, construção de banheiros, copa e salas. Também foram feitas mudanças na entrada principal, adequações no forro de gesso e criação de um jardim. 

Segundo o prefeito, o prédio estava completamente deteriorado antes da reforma. “O Fuad esteve aqui nesse prédio, quando o prédio ainda era um passado recente, completamente destruído. E o ambiente que existia aqui não tinha nada a ver com a assistência social”, explicou. 

Das 20 unidades previstas, duas serão voltadas à substituição de sedes em condições físicas precárias, enquanto as outras 18 serão construídas em regiões da cidade que ainda não contam com o serviço. A PBH informou que o processo está em fase de localização e validação das áreas. A iniciativa integra a meta da gestão de ampliar a rede de proteção social na capital. “A gente tem responsabilidade com a assistência social, a gente tem responsabilidade com os mais simples, com os mais pobres e, por isso, nós estamos aqui muito felizes”, afirmou Álvaro Damião. 

O que é o CRAS? 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um equipamento público prioritariamente instalado em áreas com altos índices de vulnerabilidade social. Ele oferece serviços que fortalecem a convivência familiar e comunitária, promove a articulação com a rede socioassistencial e facilita o acesso da população a políticas públicas. 

As equipes do Cras também atuam em ações comunitárias com palestras, campanhas e eventos, colaborando com a população na busca por soluções para problemas comuns, como violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, ausência de espaços de lazer e deficiência na oferta de serviços públicos.