O desespero de um empresário ao perceber que ele seria um dos alvos da Operação Ceres fez com que ele atirasse um notebook da janela do segundo andar até a piscina da casa, em Unaí, no Noroeste de Minas.
De acordo com a Receita Federal, ele agiu no ímpeto quando percebeu que os agentes estavam na porta da residência para cumprirem mandados de busca e apreensão. A tentativa era de danificar o objeto para apagar as informações nele armazenadas.
A receita informou que prendeu seis pessoas em Unaí e outras três em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. No entanto, não foi confirmado se o empresário foi um dos conduzidos.
Operação Ceres
A operação tem participação de 60 servidores da Receita Estadual de Minas, 139 policiais civis (15 delegados), 39 policiais militares, 52 servidores da Receita Federal e cinco promotores de Justiça.
No total, estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão e 44 mandados de busca e apreensão nas cidades de Unaí, Paracatu, Guarda-Mor, Belo Horizonte e Contagem, além de Formosa (GO) e São Paulo (SP).
As investigações indicam a existência de uma organização criminosa que incluía produtores rurais, contadores, operadores de empresas de fachada e empresários beneficiados pelo esquema criminoso, que movimenta, por ano, mais de R$ 1 bilhão em notas fiscais “frias”.