17 de julho

Escola municipal de Ribeirão das Neves está com data para fechar

Pais e funcionários estão apreensivos com a novidade, anunciada nessa terça-feira (30); motivo seria falta de pagamento do aluguel do imóvel

Por Fernanda Viegas
Publicado em 01 de julho de 2015 | 11:52
 
 
 
normal

Uma escola municipal de Ribeirão das Neves está com os dias contados para fechar as portas: 17 de julho. O anúncio foi feito nessa terça-feira (30), segundo pais e funcionários da Escola Municipal Analito Pinto Monteiro, no bairro Sevilha 2ª Seção.

"Ontem a gente foi buscar as crianças na escola e falaram (professores e diretora) que vai funcionar só por mais duas semanas. As escolas estão todas lotadas, para onde vamos mandar nossos meninos?", questiona uma dona de casa, de 44 anos, mãe de um estudante da instituição.

A informação extraoficial que corre no local é de que a falta de pagamento do aluguel do imóvel, onde funciona a escola, é o que estaria obrigando o fechamento. Há mais de dez anos a escola funciona neste endereço.

"Estamos muito apreensivos, não sabemos para onde vamos", disse um dos funcionários. Segundo ele, a direção foi pega de surpresa com a notícia nessa terça.

Está prevista uma reunião na instituição nesta tarde, com funcionários e pais de alunos para discutir a situação.

Por meio de nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves explicou a situação. Confira o comunicado na íntegra:

A Prefeitura de Ribeirão das Neves informa que desde o ano passado vem realizando estudos de impacto no imóvel locado para a Escola Analito Pinto Monteiro e por medida de segurança esta unidade será fechada a partir deste mês por não apresentar condições educacionais compatíveis.

A escola oferece Pré-escola e 1º ano e este ano possui 180 alunos, com idade de 4, 5 e 6 anos.
Conforme levantamento realizado ao longo dos últimos meses, o remanejamento dos alunos obedecerá o critério de proximidade e o total dos alunos será dividido em três escolas da rede municipal.

Os pais dos alunos poderão escolher entre as escolas: Ester Nogueira Gurgel, Elisa Francisco Cândido e Elisa da Silva Santos. Somente os alunos do 1º ano serão transferidos automaticamente para a Escola José Antônio Pessoa. Nenhuma dessas escolas estão a mais de dois quilômetro da antiga escola.

Outras escolas do município também estão sendo vistoriadas e caso seja necessário os alunos serão transferidos para escolas próprias, sempre obedecendo o critério de proximidade. Com esta iniciativa a Prefeitura entende que os alunos terão mais segurança, conforto e espaço compatível para execução de atividades. Nenhuma dessas medidas trará prejuízo pedagógico. Os profissionais também serão transferidos.

Atualizada às 12h28

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!