Mineirão

Estudantes da rede pública são convidados para megaevento

Crie o Impossível é gratuito e terá palestras, desafios e prêmios com bolsas de estudo e viagem

Por Clarisse Souza
Publicado em 15 de outubro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

As salas de aula das escolas públicas, onde se concentram mais de 70% dos estudantes da educação básica do Brasil, estão repletas de mentes brilhantes e inquietas, que carecem de estímulo e oportunidade para transformar sonhos em projetos revolucionários. Com essa certeza, a ONG Embaixadores da Educação, criada por ex-alunos da rede pública de Minas que defendem a educação empreendedora, quer reunir esse grupo de visionários em um megaevento, o Crie o Impossível, que promete colocar 10 mil jovens do ensino médio nas arquibancadas do Mineirão, na Pampulha, em Belo Horizonte, no próximo dia 25.

A expectativa é superar o sucesso da primeira edição, em 2018, quando cerca de 4.000 alunos participaram. Para viabilizar essa experiência totalmente gratuita aos adolescentes, os organizadores contam com doações de qualquer pessoa que queira também investir nessa geração de talentos.

Palestras

No evento deste ano, sete palestrantes vão se revezar no palco, durante cinco horas e meia, para contar suas experiências. Entre eles o capitão do Corpo de Bombeiros Leonard Farah, comandante da operação de buscas às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho; Wagner Espeschit, médico e vice-presidente de um abrigo para crianças órfãs e em situação de risco; e o jornalista Rene Silva, que, ainda durante a adolescência, fundou o jornal “Voz das Comunidades”, no Rio de Janeiro.

Além das palestras, os estudantes serão convidados a participar de um desafio: criar um projeto para melhorar a escola em que estudam. Os autores das melhores ideias podem sair do Mineirão com bolsas de estudo e uma viagem para conhecer o Vale do Silício, berço da tecnologia e inovação, na Califórnia, nos Estados Unidos. “Se 1% desses estudantes resolverem agir, são cem projetos de transformação que vão surgir”, calcula Guilhermina Abreu, co-fundadora da ONG.

Jovem realizou sonho de entrar na faculdade

A estudante Amanda Souza Britto, 22, colhe até hoje os frutos da participação no Crie o Impossível do ano passado. Ex-aluna de uma escola pública de Belo Horizonte, ela se inscreveu como voluntária para auxiliar na execução do evento, mas não desgrudou os olhos do palco e absorveu lições importantes, que a fizeram desengavetar a meta de entrar na faculdade.

“O Crie o Impossível despertou em mim um sonho que estava morto. Eu vi ali pessoas reais, contando histórias de sucesso. A partir daquele momento, não olhei para a minha situação financeira ou para meus problemas, olhei para o alvo, coloquei meu foco nele e fui”, conta a estudante, que, após o evento, se candidatou a uma bolsa de estudos e ingressou no curso de administração.

Como participar

Prazo

As inscrições para o Crie o Impossível terminam na próxima sexta-feira, dia 18, e devem ser feitas no site.

Público

Alunos podem se inscrever individualmente, desde que apresentem uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis no dia do evento. Escolas também podem organizar excursões para as turmas.

Patrocínio

No site do Crie o Impossível, também tem o campo “Faça uma doação”, para quem se interessar em contribuir com dinheiro para o evento.

Contribua

Doação. A campanha de financiamento coletivo ocorre no site. É possível fazer depósito também no Banco Inter, agência 0001, conta-corrente 35280603, CNPJ 27.138.741.001.90.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!