Quatro estudantes de Belo Horizonte foram classificadas para participar da final da Olimpíada Nuclear Mundial, que será realizada em Viena, na Áustria, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro.

Para a primeira etapa do concurso, Anna Flávia Peluso, de 24 anos, Edilaine Silva, de 25, Luciana Ribeiro, de 26, e Nathália Medeiros, de 22, fizeram um vídeo para explicar, de maneira sucinta e objetiva, sobre os benefícios da radiação em nossas vidas. Veja:

"O nosso trabalho tem muito a ver sobre o quanto a falta de conhecimento influência na não aceitação do usa da radiação. Ele foi uma forma de gerar uma melhor aceitação e desconstruir o preconceito com o usa das radiações", disse Nathália, que é estudante de Engenharia Química na Fumec, além de ser bolsista de iniciação científica.

O grupo ganhou nota máxima na avaliação do vídeo, que também ficou entre os 10 melhores. A próxima etapa foi uma entrevista no idioma do país da competição (inglês), na qual elas avançaram mais uma fase.

Para se classificar à grande final, as jovens tiveram que desenvolver um relatório com dados colhidos durante o projeto, avaliando o quanto a falta de conhecimento sobre a tecnologia nuclear pode afetar em sua aceitação.

Para viajar à Áustria e apresentar o seu trabalho, as finalistas estão organizando uma "vaquinha" na internet para a arrecadação de dinheiro, pois a organização da olimpíada só vai custear os gastos de um membro da equipe, Vitor, que é o representante.

"Nós somos uma equipe, e todos nós trabalhamos muito durante toda a olimpíadas para chegarmos até aqui, e por ter sido um trabalho em grupo, com as mesmas tarefas, a gente acha importante desfrutarmos de trazer todos juntos o prêmio na final, queremos viver isso juntos", concluiu Nathália.

O objetivo da vaquinha é arrecadar R$ 22 mil, que será usado para a compra das passagens, hospedagem e demais custos das quatro estudantes na Europa.

Para saber mais informações sobre o projeto e contribuir com a arrecadação, clique aqui.