Diversas pessoas estão compartilhando nas redes sociais, principalmente nesta quinta-feira (30), a foto de um comunicado alertando sobre uma nova modalidade de roubo. A mensagem diz que o crime estaria ocorrendo em Belo Horizonte durante a pandemia de coronavírus. A Polícia Militar, porém, nega a informação.

“Informamos que em diversos bairros assaltantes estão com uma modalidade nova de roubo. Eles estão rendendo os motoboys que realizam entrega de mercadorias em geral (delivery, farmácia e hortifruti), roubam a moto com endereços das entregas e assaltam os clientes e invadem as residências”, diz o texto.

“Muito cuidado na hora de fazer o pedido e receber seu delivery. Pedimos aos moradores que, no ato do pedido, seja informado o nome do entregador que irá trazer sua encomenda. Pedimos sua colaboração, por se tratar de segurança para todos”, conclui.

A reportagem de O TEMPO apurou, junto à Polícia Militar de Minas, que não houve ocorrências ou denúncias desse tipo nos últimos dias em Belo Horizonte e na região metropolitana. A corporação não soube informar a origem da mensagem.

A PMMG pediu para que a população não compartilhe fotos, vídeos ou informações sem o conhecimento da veracidade.

Novos hábitos

Segundo a MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, a pandemia da Covid-19 provocou mudanças de hábito dos brasileiros na relação com o serviço de delivery.

Enquanto 79% dos consumidores deixaram de frequentar restaurantes, bares e baladas, 33% passaram a usar mais delivery de comida. Um total de 17% das pessoas não tinha o hábito de usar serviços de entrega de comida e acabou aderindo a eles.