É quadrilha, meu filho

Festa Junina: carreata de quadrilheiros faz homenagem a São João no centro de BH

Adaptado aos tempos de pandemia de coronavírus, cortejo junino percorreu ruas do centro de BH

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 13 de junho de 2020 | 14:45
 
 
 
normal

O tradicional cortejo de festa junina que antecede o Arraial de Belo Horizonte precisou se adaptar aos tempos de pandemia e se transformou em uma carreata de carros durante a manhã deste sábado, no Centro da capital.

Cerca de 40 grupos de quadrilheiros, que costumam competir na tradicional quadrilha da Praça da Estação — suspensa pela prefeitura —, reuniram-se na carreata, em 60 carros, aproximadamente. O cortejo costuma ocorrer no primeiro ou segundo final de semana de junho, enquanto o arraial principal geralmente é entre o final do mês e o começo de julho.

"O coração fica muito apertado. A nossa cultura é de pé no chão, de contato e aglomeração. Mas essa ação de hoje foi um alívio, porque pude rever companheiros mesmo sem contato", diz Jadison Nantes, presidente da União Junina Mineira, que organizou a ação.  

Com músicas juninas no carro, o grupo partiu da entrada do Parque Municipal e foi até a Praça da Estação, um trajeto de cerca de uma hora. Foi pouco tempo, na perspectiva de Jadison, por isso elea já começam a planejar outra carreata para marcar o Dia de São João, comemorado no dia 24 de junho.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!