Fé e devoção

Fiéis voltam a celebrar a Semana Santa presencial após 2 anos: 'emocionante'

Domingo de Ramos marca o início dos dias que recordam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo

Por Vitor Fórneas
Publicado em 10 de abril de 2022 | 12:44
 
 
 
normal

A Igreja Católica inicia neste domingo (10) a Semana Santa. Em celebração no Santuário São Francisco de Assis, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, os fiéis rezaram a missa de Domingo de Ramos. Após dois anos de afastamento, por conta da pandemia de Covid-19, os ritos litúrgicos foram retomados de forma presencial.

A Liturgia do Domingo de Ramos, conforme explicada pelo diácono José Samuel de Oliveira Reis, 63, relembra a entrada triunfante de Jesus, em Jerusalém, e a saudação que Ele recebeu do povo que utilizava ramos. Ao mesmo tempo, também é recordada a Paixão e Morte de Cruz. Os fiéis se reuniram, hoje, na praça da igreja e foram, em procissão, até o templo como forma de relembrar os momentos vividos por Jesus.

“Iniciamos (a missa) na praça alegres dando glória a Deus cantando: ‘Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor’. E quando chegamos na igreja vivenciamos a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A liturgia quer nos mostrar que Jesus deve ser a luz, a alegria e deve ser a nossa esperança, mesmo passando Ele pelo calvário”, disse o religioso em sua homilia. 

O diácono relembrou os momentos vividos durante o tempo da Quaresma e que são, conforme explicou, essenciais para a Semana Santa. 

“É preciso que cada um de nós faça uma profunda reflexão da caminhada neste tempo. Serviu para nós a verdadeira reconciliação para com Deus e com o outro? Foi favorável viver este tempo de oração, penitência e caridade? Aprendemos com a palavra de Deus a nos aproximarmos de Deus nosso Senhor?”, indagou propondo reflexões aos presentes.

Retomada

A Semana Santa deste ano marca a volta dos fieis para celebrar presencialmente. Em 2020 e 2021 as celebrações aconteceram de forma virtual devido à pandemia. A psicóloga Cristiana Piló, 42, esteve na missa com a família e ficou grata pela retomada. "Neste momento de pós-pandemia, é muito importante ter o contato com a fé. É emocionante poder voltar e estarmos unidos. Não tenho palavras para descrever".

O Santuário São Francisco de Assis esteve repleto de fieis e isso foi motivo de muita alegria para o diácono José Samuel. "Estamos deixando para trás este momento tão difícil e neste ano podemos fazer a celebração com a presença de todo o povo de Deus. É uma alegria muito grande", comentou.

A programação da Semana Santa continua nos próximos dias.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!