Corrida pela prevenção

Filas se formam nas drogarias Araujo para vacinação contra a gripe em BH

Farmácia estabeleceu uma parceira com a PBH para oferecer, durante a campanha de vacinação contra o vírus Influenza, vacinas gratuitas a pessoas com mais de 60 anos

Por Bruno Menezes
Publicado em 26 de março de 2020 | 12:20
 
 
 
normal

Mesmo com o agendamento online disponibilizado pela Drogaria Araújo para a aplicação de vacina contra a gripe, filas se formaram na manhã dessa quinta-feira (26) na porta das unidades. A drogaria estabeleceu uma parceira com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para oferecer, durante a campanha de vacinação contra o vírus Influenza, vacinas gratuitas a pessoas com mais de 60 anos.

Os agendamentos tiveram inicio na manhã de quarta-feira (25), entretanto, minutos após o sistema de agendamento ser lançado ficou instável e saiu do ar. Em nota a empresa afirmou que seria devido ao grande número de acesso, mas que 2.400 agendamentos já teriam sido realizados para esta quinta-feira. Com a impossibilidade de marcação e a preocupação em garantir a vacina, diversos idosos formaram uma fila nas unidade, mesmo sem ter feito agendamento. 

Em algumas unidades, os idosos foram informados que deveriam fazer o agendamento online e tiveram que voltara para casa sem a vacina. Já em outras, pelo menos até o fim da manhã, vacinas foram aplicadas mesmo sem a necessidade do agendamento. O gerente de loja Fernando Melo, 55, levou a mãe de 84 anos para vacinar na drogaria mais próxima de casa, mesmo sem ter agendado um horário.

“A gente está esbarrando de não conseguir fazer o cadastro no site da araújo. Não consegue, não tem jeito. Já estou tentando tem dois dias. Minha mãe tem 84 anos e eu estou aguardando aqui para ver o que vão falar”, disse.

Após cerca de 10 minutos na fila, a mãe dele foi vacinada, mesmo sem o agendamento. “Minha mãe foi atendida mesmo sem o agendamento. Pessoal muito educado”, contou o gerente de loja.

Nas unidades visitadas pela reportagem de O Tempo, marcações no chão com distâncias de aproximadamente dois metros puderam ser vistas para indicar aos interessados na vacinação, a necessidade de manter distância um do outro, enquanto a aplicação da vacina é aguardada. 

Em seu site, na tarde dessa quinta-feira (26), a Drogaria Araújo informou que o agendamento da vacina passará a ser feito por meio da retirada de senhas na unidade de preferência do interessado, que esteja participando da campanha de vacinação. De acordo com a empresa, as senhas serão distribuídas em ordem de chegada, a partir das 8h da manhã e terá validade apenas até às 14h do mesmo dia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!