Minas Consciente

Governo de Minas autoriza abertura de lojas em shopping centers

Medida vale para municípios que aderiram ao Minas Consciente; estabelecimentos podem reabrir conforme etapa do programa em que a cidade está


Publicado em 04 de junho de 2020 | 14:15
 
 
 
normal

Lojas em shopping centers passam a poder abrir nos municípios mineiros que aderiram ao programa Minas Consciente. Assim, em cidades onde estabelecimentos como lojas de roupa e de eletrônicos já funcionam fora dos shoppings podem reabrir as portas nos centros de compras também. O funcionamento de cada uma vai depender da etapa do programa em que o municípios se enquadra — a etapa da onda verde, por exemplo, determina funcionamento apenas de serviços essenciais, enquanto a onda branca permite lojas como varejo de brinquedos e de artigos esportivos. A medida começa a valer a partir do próximo sábado (6), com publicação no Diário Oficial do Estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

O anúncio foi feito pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4). “Os shoppings deixam de ser uma ‘zona proibida’ e as lojas poderão funcionar na mesma dinâmica do limite de cada onda. Se o município está na onda verde, as lojas de shopping vão poder funcionar nos limites dos segmentos dessa onda”, detalhou Passalio. 

Ele também lembrou que os salões de beleza poderão reabrir em cidades que estão na onda amarela do Minas Consciente — até então, eles só poderiam ser abertos na última etapa do programa, na onda vermelha, por serem considerados serviços de alto risco.

Atualmente, 110 dos 853 municípios mineiros aderiram ao Minas Consciente, o equivalente a pouco menos de 13% das cidades do Estado.

Macrorregião Noroeste volta à onda verde do Minas Consciente

Da onda branca do programa, os municípios da macrorregião de Saúde Noroeste voltaram à onda verde, a primeira, em que apenas atividades essenciais podem permanecer abertas. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Ele justifica que houve aumento do número de casos na área, que tem baixa capacidade assistencial dos hospitais.

A macrorregião tem 33 cidades, entre as quais Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Patos de Minas, Rio Parnaíba e São Gonçalo do Abaeté aderiram ao Minas Consciente.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!