Sindimetro

Greve do metrô: metroviários de BH vão paralisar atividades a partir de quinta

Decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindimetro neste domingo, 19; ônibus poderão ganhar reforços

Por Jéssica Malta e Juliana Siqueira
Publicado em 19 de dezembro de 2021 | 15:57
 
 
 
normal

Os metroviários de Belo Horizonte irão paralisar totalmente as atividades a partir da meio-noite de quinta-feira (23). A decisão pela greve foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) neste domingo (19).

Cerca de 1.600 funcionários cruzarão os braços. A suspensão do transporte metroviário será feita apenas 20 dias após o fim da greve dos ônibus.

De acordo com o presidente do sindicato, Romeu José Machado Neto, a categoria questiona uma nova resolução do Conselho de Parcerias de Investimentos, do Governo de Minas Gerais, que veda a possibilidade dos empregados de Belo Horizonte solicitarem transferência para outras unidades.

Segundo Romeu, a resolução afronta o acordo coletivo vigente, que permite o pedido de transferência. 

“Houve também, por parte da empresa, a movimentação de alguns empregados para a administração, mas sem critério algum. E o acordo dá a todo e qualquer empregado da CBTU BH, atualmente, a oportunidade de transferência”, explica. 

Em nota, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que há um plano de reforço de linhas de ônibus que atendem as estações. “A BHTrans e o Setra-BH irão acompanhar a demanda e viagens extras serão realizadas, caso seja necessário”, diz.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!