A Guarda Civil de Belo Horizonte aplicou, neste domingo (19), duas multas em pessoas que transitavam sem a máscara de proteção contra o novo coronavírus. A operação ocorreu no bairro Alto Vera Cruz, região Leste da capital que, segundo dados divulgados na última quarta-feira (15), tinha quatro mortos pela Covid-19.

De acordo com o inspetor Flávio Costa Cunha, as duas pessoas multadas neste domingo eram homens e tinham 18 e 44 anos. "Na parte da manhã por volta das 8h, uma pessoa de 44 anos passou em frente a uma das nossas guarnições sem a máscara, a gente mandou ela utilizar, ela tinha a máscara, ela colocou e logo em seguida retirou. Mais na frente, outra guarnição abordou essa pessoa, mandou ela colocar, ela colocou e retirou de novo. E uma terceira vez a guarnição pediu para colocar a máscara, ela colocou e retirou de novo. Tendo em vista a resistência em desobedecer o decreto, lhe foi aplicada uma multa. A segunda pessoa, por volta de 10h foi parecida, tinha uma máscara e ela não quis colocar, foi resistente, ficou rindo para o guarda no sentido pejorativo querendo fazer gracinha e aí foi aplicada a multa também", explicou o guarda.

A operação deste domingo iniciou por volta das 6h30 e foi até o início da tarde. Além das duas multas aplicadas, a Guarda Municipal orientou 20 comércios e fechou outros três por irregularidades. Cerca de 480 máscaras foram distribuídas para a população no local. A ação registrou ainda crimes de trânsito e tráfico de drogas.

Com as multas aplicadas neste domingo, segundo o inspetor Flávio Costa Cunha, três penalidades já foram registradas na cidade. A primeira, segundo ele, foi na madrugada de sexta-feira (17) na estação Vilarinho. 

Multa

Como uma forma de garantir o uso da máscara pela população de Belo Horizonte, a prefeitura começou a aplicar multa de R$ 100 a quem burlar a regra a partir da última terça-feira (14).

O prefeito Alexandre Kalil sancionou na segunda-feira (13) o projeto de lei 969/2020, que traz a penalidade para quem sair sem máscaras de casa e o texto foi publicado na terça-feira. 

A cobrança deve ser aplicada pela fiscalização da prefeitura ou pela Guarda Civil Municipal. As pessoas flagradas sem a proteção são, primeiramente, orientadas a colocar a máscara. Em caso de resistência ao pedido, o cidadão deverá apresentar os documentos para que o fiscal emita a multa. Pessoas em situação de rua estão dispensadas da multa. Equipes da prefeitura farão a distribuição para quem não tiver o acessório.