O Hemominas emitiu um alerta de baixa no estoque de sangue dos tipos O positivo e negativo, em Minas Gerais. Com isso, os hemocentros de todo o Estado iniciaram uma campanha para incentivar a doação sanguínea.

De acordo com a chefe do setor de captação do hemocentro de Belo Horizonte, Helen Dupim, a campanha visa aumentar o estoque principalmente porque o número de acidentes e ocorrências aumentam no Carnaval. Na capital, a expectativa é de que cinco milhões de pessoas caiam na folia. 

“Infelizmente a gente está com estoque baixo, principalmente O positivo e negativo. E a gente sabe que está vindo aí o carnaval, um feriado prolongado e infelizmente temos muitos acidentes. Assim consumimos muito sangue. Então estamos fazendo um apelo à população que antes de cair na folia doe sangue”, pontuou.

De acordo com o Hemominas, os dois tipos sanguíneos são os mais utilizado em transfusões de sangue. Isso porque a maior parte da população tem o tipo sanguíneo O positivo e o tipo O negativo é doador universal.

Assim que ficou sabendo da baixa no estoque,  o operador de máquinas Jenerson Pires, 36, que tem o tipo sanguíneo O positivo, correu para o Hemominas para fazer uma doação de sangue, como sempre faz. “Eu tenho acompanhado e a gente sempre tem a consciência de querer ajudar”, explica.

Os interessados em doar sangue podem agendar atendimento pelo site (hemominas.mg.gov.br), pelo telefone 155 e ir na opção 1, ou ainda através do aplicativo de celular MG APP.