Saúde

Hospital em BH foi o segundo no Brasil com mais transplantes de coração em 2023

A Santa Casa BH foi o segundo hospital que mais realizou transplantes de coração no país, com 31 cirurgias

Por O Tempo
Publicado em 15 de abril de 2024 | 09:29
 
 
 

A Santa Casa BH foi o segundo hospital que mais realizou transplantes de coração no Brasil em 2023. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), foram 31 cirurgias realizadas no último ano, o que equivale a uma média de 2,5 por mês — um recorde desde que a operação começou a ser feita na unidade de saúde, em 2019. O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor) lidera o ranking nacional, com 47.

“O programa de transplante cardíaco da Santa Casa BH foi instituído com o propósito de oferecer um serviço de excelência, sendo referência não só em quantidade, mas principalmente em qualidade. Assim como todo o setor de Transplantes, nosso corpo clínico e assistencial atua de ponta a ponta, desde a efetiva abordagem de familiares de potenciais doadores de múltiplos órgãos internados na instituição, passando pela realização dos transplantes e indo até o acompanhamento dos pacientes por toda sua vida”,  explica o médico coordenador do programa de transplante cardíaco da Santa Casa BH, Dr. Silvio Amadeu de Andrade.

Em 2019, quando os transplantes cardíacos começaram a ser feitos na Santa Casa BH, 14 cirurgias foram realizadas. Os dados indicam um crescimento de 121,4%, quando comparados à quantidade feita no último ano (31 operações).  "É uma grande conquista e estamos muito orgulhosos. Mais do que números, isso significa que ajudamos a devolver a esperança e a salvar a vida de pacientes com doenças cardíacas graves”, acrescenta o médico coordenador.

Além das cirurgias com o coração, outros 355 transplantes foram feitos na unidade em 2023. Entre eles, procedimentos com órgãos sólidos como rins, fígado, córnea, além de tecidos, células e medula óssea.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!