A primeira reação de um grupo de idosos de Manhuaçu, na Zona da Mata, que colocou os pés pela primeira vez na vida em uma praia, nesse fim de semana, foi de surpresa. Depois, foi de encantamento e muita diversão, com direito a paquera para um deles.
O ônibus de turismo, fretado pelo Lar dos Idosos São Vicente de Paula, deixou Manhuaçu às 17h de sexta-feira (15) e chegou a Guarapari, no litoral do Espírito Santo, às 22h. Os 26 idosos, com idades entre 60 e 90 anos, jantaram e quase ninguém dormiu direito diante da ansiedade em conhecer o mar na manhã seguinte. Apenas três já tinham ido à praia antes.
De acordo com a coordenadora da instituição, Vanessa Costa Ferraz, foi como se os idosos voltassem a ser crianças. “Foi a primeira experiência para muitos deles, e a maioria ficou com medo de entrar na água. Mas, só de ficarem sentados ali, diante do mar, eles ficaram satisfeitos” conta Vanessa.
A aposentada Cleidionora Rita Guimarães, de 61, foi mais corajosa e encarou as ondas. “É água que chega a assombrar a gente”, comentou a idosa, emocionada. Ela conta que a vontade dela foi de ficar morando na praia. “Mas não deu jeito”, lamenta. “O mar foi bom demais. Fiquei louca modo peixe. Tinha peixe frito, camarão, tudo fritinho. Também comi queijo assado. Bom pra danar. Nunca vi tanta água na vida”, comentou a idosa, emocionada. “Deitei na areia, as ondas me puxavam, me carregavam. Aí, Vanessa me valeu e me puxou para o lado de fora”, disse. Veja o vídeo
Paquera
Orlando Cerqueira, de 72 anos, conta que nunca tinha à praia e antes e disse ter ficado impressionado com tanta água "a sumir de vista". “A praia é grandona . Muito bonita, e vou querer voltar de novo”, conta o aposentado, que disse ter arrumado até namorada. “Tem muita mulher bonita lá. Eu estava com duas , comentou.
Desejo
A ideia de ir à praia partiu de um residente do asilo, que é tetraplégico, e que havia gostado muito de um passeio anterior, em Manhuaçu. “Ele mesmo entendeu que não tinha condições de ir”, conta Vanessa. Além do ônibus, um carro de apoio do asilo deu suporte à viagem, que foi paga com dinheiro da aposentadoria dos idosos.