Em entrevista à Rádio Super nesta quarta-feira (22), o infectologista Carlos Starling, vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Belo Horizonte, afirmou que este é um dos piores momentos para reabrir bares e restaurantes na capital. "Se tem um momento ruim, é agora", declarou.
O especialista explicou que a pandemia na cidade caminha agora para atingir seu ápice, e reabrir setores que normalmente são os últimos a retomarem as atividades é, nas palavras dele, "uma agressão à população de Belo Horizonte, que vem se sacrificando há meses para manter a capital com a menor taxa de mortalidade".
Questionado sobre a proposta da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que prevê aberturas a partir de 3 e agosto, Starling destacou que não há como fazer essa projeção. "Se nós tivéssemos uma bola de cristal para estabelecer que no dia 3 de agosto estaremos com a pandemia absolutamente controlada, com ocupação de leitos abaixo de 50% e velocidade de transmissão abaixo de 1, com certeza poderíamos avaliar a possibilidade", afirmou.
Starling usou aberturas em todo o mundo como exemplo para falar sobre o caráter errático da pandemia, que deve impor ao mundo um processo de idas e vindas de picos de contaminação até que haja uma vacina segura e a população imunizada. "Barcelona, por exemplo, tem uma pandemia que já atingiu o pico e vem tendo ondas, e há três dias fechou novamente, e isso vai acontecer nos proximos 6 a 12 meses".
Nesse contexto, o médico elogiou a derrubada da liminar que permitia a reabertura de bares e restaurantes na capital. A nova decisão foi assinada nesta quarta-feira. Segundo ele, a retomada dessas atividades agora, classificada por ele como "atitude absolutamente equivocada", colocaria a perder todo o esforço feito pela população para conter a pandemia.