A queda de um helicóptero em Capitólio, no Sul de Minas Gerais, nesta terça-feira (2 de janeiro), fez com que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) fossem do Rio de Janeiro para a cidade mineira. Quatro pessoas estavam na aeronave.
Os investigadores, que integram o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), vão realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Neste procedimento, conforme informado pelo órgão, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
“O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, esclareceu em nota.
Um helicóptero com quatro pessoas caiu na zona rural de Capitólio, na região Sul de Minas Gerais. Conforme o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na estrada de acesso à Escarpas do Lago. O Samu foi chamado para ajudar no socorro. pic.twitter.com/c8ArP5Tz4j
— O Tempo (@otempo) January 2, 2024
O acidente
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na estrada de acesso a Escarpas do Lago. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para ajudar no socorro.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas já foram retiradas da água e uma permanece submersa. O estado de saúde delas não foi divulgado. As primeiras imagens do acidente mostram detalhes da queda, com o helicóptero mergulhando na água.