A forma como o apresentador Marcão do Povo e a repórter Márcia Dantas, do telejornal "Primeiro Impacto", do SBT, têm feito a cobertura do rompimento da barragem I da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, gerou críticas por parte de seus telespectadores.

Mesmo com a presença da repórter em Brumadinho, nas proximidades dos locais onde houve a tragédia e eram realizados trabalhos de busca, Márcia e Marcão demonstraram descontração e bom humor em algumas ocasiões.

Em determinado momento, a repórter se preparava para abordar o fato de que o ator Leonardo DiCaprio havia feito uma postagem falando sobre Brumadinho em seu Instagram, e perguntou: "Você assistiu Titanic, Marcão?".

"Eu assisti sim, Márcia, claro. Quem não assistiu 'Titanic'? Todo mundo fala que pareço muito com aquele rapaz, o Jack, né? O Leonardo DiCaprio... Não sei se as pessoas estão misturando, mas falam que eu pareço muito com o Leonardo DiCaprio", falou o apresentador.

Neste momento, é inserido no programa um efeito sonoro de risada "Mas o que tem a ver o filme Titanic, o Marcão DiCaprio, com o que você vai falar agora? Conta pra mim, Márcia", prossegue Marcão. 

“Ridículo esse tal de Marcão do Povo, fazendo gracinha em cima das imagens de Brumadinho. Lamentável. Fui. Chega por hoje. Lamentável”, disse um internauta.

Outro usuário da rede apontou um episódio semelhante na edição de quarta-feira (30) do telejornal: “Ontem, no SBT, a repórter gargalhava ao ver que sua bota tinha agarrado na lama em Brumadinho. Enquanto noticiava, ela e o tal Marcão do Povo riam maravilhosamente. Sorte que não sou o dono do SBT, senão estariam os dois na rua”.

Em Minas

No último sábado (26), a jornalista e apresentadora Isabela Scalabrini, da Globo Minas, foi criticada nas redes sociais pelo trabalho dela na cobertura da tragédia da mineradora Vale em Brumadinho. O nome dela foi parar no Trends do Twitter.

Os internautas a chamaram de inconveniente e d fazer uma cobertura sensacionalista da tragédia por fazer perguntas insistentes a familiares de vítimas que estavam no Instituto Médico-Legal (IML) de Belo Horizonte. 

"Essa Isabela Scalabrini está aterrorizado os familiares, que falta de respeito e sensibilidade! Querendo tirar lucro de audiência com a dor dessas famílias!", postou um internauta no Twitter.

"Isabela Scalabrini totalmente sem noção na cobertura da visita dos parentes à academia de polícia civil. Empatia 0, sensacionalismo 10! Cada pergunta sem sentido, deixa qualquer um sem graça", escreveu uma usuária do Twitter.