Importunação sexual

Jovem denuncia homem que encostou pênis nela dentro de ônibus em BH

Crime aconteceu na linha 62, em Venda Nova, e foi filmado pela vítima

Por Carolina Caetano
Publicado em 15 de novembro de 2019 | 16:00
 
 
 
normal

Uma jovem de 21 anos foi vítima de importunação sexual dentro de um ônibus, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte , nessa quinta-feira (14). A vítima filmou a ação do assediador, que, em um trecho da gravação, toca nas partes íntimas dele.

Em conversa com a reportagem de O TEMPO, a assistente pessoal contou que o crime aconteceu no momento em que ela estava a caminho do trabalho. Ela saiu de casa, pegou um ônibus e desceu na Estação BH Bus Venda Nova.

Lá foi formada uma fila para que os passageiros entrassem no coletivo da linha 62 Estação Venda Nova/Savassi – Via Hospitais). Assim que entrou, a jovem sentou em um dos bancos do lado do corredor. Através das imagens gravadas pelo celular da vítima é possível perceber que o homem chega, para em pé em frente à jovem e começa a encostar o corpo nela. Logo depois, ele toca o pênis.

"Eu senti que ele estava encostando as partes íntimas em mim. Não querendo acreditar que aquilo estava acontecendo,  resolvi filmar sem ele perceber. Quando eu vi que aquilo realmente estava acontecendo, questionei por qual motivo ele estava fazendo aquilo, se estava com alguma dificuldade. Ele se afastou e desceu no outro ponto", explicou a jovem, sob anonimato.

Ainda segundo a vítima, o homem tinha o costume de pegar o mesmo coletivo todos os dias, mas nunca tinha se aproximado. Ele, que usava, aparentemente, uma blusa de empresa de cor azul, não foi identificado e localizado.

Após filmar o crime, a assistente pessoal desceu no ponto de costume e seguiu para o trabalho. em um escritório de advocacia. Chorando e tremendo, ela contou aos colegas o que tinha acontecido e foi orientada a registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o caso foi registrado na Delegacia de Plantão 1 (Deplan), e que os fatos serão apurados pela instituição. Na segunda-feira (18), a Polícia Civil poderá dar mais informações sobre o andamento da ocorrência.

Minientrevista

Após você fazer as gravações e falar com o homem, algum outro passageiro te ajudou? Não, e isso me deixou muito indignada e triste. Apesar de eu ter levantado a voz e mostrar o que estava acontecendo, as pessoas que estavam em volta não se prontificaram a me ajudar. Eu fiquei em estado de choque com toda a situação, alguém poderia ter avisado o motorista para que ele acionasse o botão de pânico, mas ninguém fez nada.

Ele tinha o costume de descer no ponto em que desembarcou na quinta ou você acredita que ele tenha feito isso para fugir? Eu não sei se descia sempre nesse ponto, eu lembro dele de vista, mas ele queria sair rápido daquela situação.

Você acredita que possa voltar a encontrar com ele na mesma linha de ônibus? Eu acredito que para ele ter feito isso comigo, pela cara de pau dele,  talvez possa voltar porque não aconteceu um tumulto. Se ele voltar, vou tomar outras medidas que foram recomendadas.

Após a exposição do caso, você chegou a ler comentários ofensivos nas redes sociais? Eu recebi muita mensagem de apoio, mas li alguns comentários, inclusive de mulheres, falando que eu fui a culpada do homem ter feito isso. Que, ao invés de filmar, eu deveria ter gritado, pedido ajuda. Chegaram a falar que eu fiz isso para ganhar uma mídia.

Qual alerta você faz para outras mulheres que passam pela mesma situação? Algumas mulheres ficam caladas com medo de atrapalhar o trajeto de outros passageiros quando isso acontece em ônibus. Casos assim devem ser denunciados. A vítima nunca tem culpa.


Importunação sexual

A importunação sexual, que consiste em "praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro", é considerada crime desde setembro de 2018.  A pena pode variar de 1 a 5 anos de reclusão, se o ato não constitui crime mais grave

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!