Discriminação

Jovens protestam no Shopping Cidade contra racismo

Grupo de amigos negros foi seguido por seguranças que disseram que eles ameaçariam a segurança local; shopping diz que eles foram advertidos por usarem a escada rolante de forma inadequada

Por PEDRO ROCHA FRANCO
Publicado em 21 de dezembro de 2016 | 12:33
 
 
 
normal

Cerca de 50 pessoas fizeram uma manifestação nesta terça-feira (20) no Shopping Cidade, no Centro de Belo Horizonte, depois de um suposto ato de racismo nas dependências do estabelecimento na última sexta-feira (16). Jovens negros alegam que foram seguidos por segurança do local e que os mesmos disseram que eles “ameaçariam a segurança do shopping”.

A estudante de pedagogia Ayana Amorim, 22, conta que foi ao shopping tomar açaí com amigas e que, ao entrar no estabelecimento, os seguranças começaram a vigiar cada passo que elas davam. “Não queriam deixar a gente circular livremente pelo shopping”, diz. Questionados sobre o tratamento, diz ela, os seguranças disseram que não deviam satisfação. Assista um vídeo do ato: 

O grupo de jovens foi ao piso do cinema tomar sorvete e vários seguranças continuaram o “monitoramento”. “Perguntamos a eles porque nós ameaçávamos a segurança do shopping”, diz Ayana, coordenadora estadual da Juventude da Coordenação de Entidades Negras. Ela ainda questionou o motivo do tratamento diferente aos não negros.

A Polícia Militar foi chamada ao local para registrar o ocorrido. Segundo a jovem, uma denúncia contra o shopping deve ser protocolada no Ministério Público. “Não se pode ficar calado numa situação dessa”, diz a universitária.

Por meio de uma nota encaminhada à O TEMPO, o Shopping Cidade alegou que sempre agiu com respeito com seus clientes, lojista e colaboradores, independente de raça, cor, religião e sexo. "Temos como missão garantir a segurança e bem estar de todos que frequentam o shopping. Há 25 anos somos direcionados pelo lema 'Para todos. Para Você' o que reforça o nosso posicionamento democrático e acolhimento à diversidade", concluiu. 

Shopping Cidade

Em novo comunicado, a assessoria do Shopping Cidade informou que os adolescentes citados na reportagem estariam usando as escadas rolantes do local de forma inadequada, colocando em risco a segurança deles e dos demais clientes, e que, por isso, foram advertidos pela segurança.

Leia a íntegra da nota:

O Shopping Cidade em razão do que vem sendo divulgado nas redes sociais esclarece que:

No dia 16/12/2016, por volta das 20h30, dois menores de idade desacompanhados foram abordados nas dependências do empreendimento, exclusivamente para serem orientados de que o comportamento inseguro ao usar a escada rolante colocava em risco a segurança deles e de outros clientes. No momento da abordagem aos menores, três jovens se aproximaram e se apresentaram como responsáveis por eles. Diante disso, os menores permaneceram na sua companhia por alguns momentos. Salientamos que estas jovens não foram monitoradas, tampouco foram impedidas de circular pelo estabelecimento. Posteriormente, eles se dispersaram e os menores, mais uma vez desacompanhados, voltaram a circular pelos corredores e escadas, de forma inadequada, sendo novamente orientados pelos seguranças e advertidos de que não poderiam permanecer no empreendimento com aquela conduta. Nesta última abordagem, as jovens novamente se apresentaram como responsáveis pelos menores e equivocadamente associaram a abordagem a racismo, ato que o empreendimento repudia. Esclarecemos por fim, que em nenhum momento houve agressões verbais e físicas.

O Shopping reforça o seu posicionamento democrático e acolhimento à diversidade.

Atualizada às 18h58

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!