O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), convocou uma coletiva de imprensa de última hora, às 16h desta quarta-feira (9), na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Integrantes do Comitê de Combate à Covid-19 também vão participar para falar sobre a situação da pandemia na cidade. 

Entre os temas que Kalil deve abordar na entrevista está a ampliação do funcionamento de bares e restaurantes da cidade. 

Pela manhã, a reportagem de O TEMPO foi informada que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 iria decidir, ainda nesta quarta-feira (9), se ampliaria ou não o funcionamento de bares e restaurantes da capital mineira, um pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O órgão quer que os estabelecimentos funcionem das 11h às 22h, todos os dias da semana, já a partir desta semana, tendo em vista o Dia dos Namorados (no sábado), uma data importante para o setor. 

Desde o início de maio, bares e restaurantes de BH só podem funcionar com consumo interno de segunda a sábado, das 11h às 19h. Nos demais horários ou dias, podem funcionar apenas por delivery ou take away (retirada).

Também há expectativa que a ampliação da abertura do comércio possa ser efetivada, já que lojas e shoppings seguem funcionando com restrições - sem poder abrir, por exemplo, aos domingos. 

O retorno às aulas presenciais de outras faixas etárias também deve estar na pauta.