A prefeitura de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, realizou neste sábado (30) as operações de sua mais nova barreira sanitária, que foi instalada na avenida Salgado Filho, principal acesso à cidade. Intuito foi monitorar a temperatura e averiguar possíveis sintomas de Covid-19 de todos que entram no município.
Segundo Henrique Melo, diretor de Regulação Urbana, a barreira, que segue alguns moldes da vizinha capital, também é uma forma de orientar moradores e visitantes. "Essa blitz é de conscientização, mas dessa vez, estamos com o pessoal da Saúde. Mobilizamos ambulâncias e enfermeiros que medem a temperatura de todos os ocupantes dos veículos. Verificamos se tem alguém com febre ou algum sintoma", disse.
Se alguém apresentar indícios de que possa estar infectado, a pessoa é encaminhada ao atendimento especializado. "Caso encontre alguém com sintomas, este será encaminhado para a unidade de saúde mais próxima. A questão é mais uma vez o público que vem de fora. O fluxo de carros está gigantesco mesmo com a serra (do Cipó) fechada, e notamos que o pessoal está passando por aqui", afimou.
Estabelecimentos de Lagoa Santa são obrigados a ter tapete com amônia
Além dessa barreira que foi montada neste sábado, fiscais da prefeitura, médicos, assistentes sociais e enfermeiros também percorrem a cidade todos os dias da semana para fiscalizar comércios e estabelecimentos quanto às regras de prevenção ao coronavírus, além de orientar as pessoas sobre as normas que vigoram, principalmente em relação à obrigação do uso de máscara.
"Durante a semana, nós tivemos 118 profissionais de saúde e visitamos 460 estabelecimentos na regional Norte e na região Sul, mais o Palmital. Também fizemos 980 abordagens a pessoas. No geral, a população foi muito receptiva, nós tivemos uma boa aceitação", ponderou o secretário de Saúde, Gilson Urbano.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Executivo Municipal, Lagoa Santa tem, até o momento, 21 casos confirmados de coronavírus e nenhum óbito constatado em decorrência da doença. Dez pessoas já se recuperaram da Covid-19.