Decisão do MPMG

Máfia Azul é banida dos estádios até 2024 após 'novos eventos violentos'

Torcida organizada do Cruzeiro seguirá proibida de ir aos estádios nacionais e de ficar nos entornos nos dias de jogo, segundo o Ministério Público de Minas Gerais

Por Vitor Fórneas
Publicado em 10 de outubro de 2022 | 17:58
 
 
 
normal

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) aplicou mais uma suspensão à torcida organizada Máfia Azul por envolvimento em eventos violentos. A nova medida educativa passará a valer a partir de março de 2023, visto que já existe uma em vigor. 

Segundo o órgão, a medida se dá diante de “novos eventos violentos”. Em 28 de setembro, uma briga generalizada entre as principais torcidas organizadas de Cruzeiro e Palmeiras - Máfia Azul e Mancha Verde - deixou feridos na BR-381. Os torcedores rivais se encontraram na BR-381, altura de Carmópolis de Minas. Doze pessoas ficaram feridas.

Diante da decisão do MPMG, a Máfia Azul seguirá banida dos estádios nacionais e dos entornos nos dias de jogo. “Além disso, foi determinado que a torcida organizada Máfia Azul permaneça proibida de, nos dias de jogos do Cruzeiro, utilizar suas sedes, sob pena no valor de R$ 50 mil”, diz trecho do comunicado.

Cruzeiro x Ituano: criança de 7 anos é atingida por cadeira no Mineirão

O banimento temporário proíbe o uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou no entorno deles.

 

 

Mais um banimento

Atualmente, a Máfia Azul está banida dos estádios e isso aconteceu após recorrentes episódios de violência. Uma das ações de truculência resultou na morte do torcedor Cruzeiro Rodrigo Marlon Caetano Andrade, de 25 anos, que foi baleado com um tiro no abdômen em briga com atleticanos em 6 de março. 

A punição em vigor se estenderá até 15 de março de 2023, quando entrará em vigor a nova medida, que vai expirar em 2024. A Máfia Azul foi procurada, porém a reportagem não conseguiu localizar os responsáveis pela torcida organizada. O espaço segue aberto.

A reportagem também procurou a Polícia Militar (PM) questionando sobre as ações a serem realizadas para impedir a presença da torcida organizada o retornos é aguardado. A Federação Mineira de Futebol (FMF) informou que ainda não foi notificada.

Matéria atualizada às 20h37

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!