Embate

Mais 70 escolas infantis devem recorrer à Justiça para reabrir em BH

Nesta semana, 31 instituições escolares conseguiram autorização para voltar a receber alunos presencialmente na capital

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 02 de outubro de 2020 | 20:07
 
 
 
normal

Após uma vitória judicial de 31 creches e pré-escolas para reabrir em Belo Horizonte nos últimos dias, o advogado responsável pelas ações promete que outras cerca de 70 devem entrar com um pedido similar até a próxima semana. Além dessas, outras 37 aguardam decisão na Justiça, conforme o advogado Thiago Sobreira afirmou a O TEMPO nesta semana. Somando todas as instituições, são 138 as que já conseguiram ou pleiteiam voltar a receber alunos presencialmente, segundo as infiormações do profissional.

Pelo menos parte delas é integrante do Movimento Pró-Educação, que congrega aproximadamente 80 escolas infantis de BH e região metropolitana, de acordo com uma das representantes do movimento, a assessora de relações institucionais Fernanda Sobreira. 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) recorreu das duas decisões que permitiram a abertura de 31 escolas. O governo municipal é alvo de um inquérito civil aberto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que procura averiguar a motivação do decreto que suspendeu o alvará das instituições escolares na capital no final de setembro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!