A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) vai fazer um monitoramento, em tempo real, para fiscalizar se o aumento de viagens de ônibus, que começa nesta terça-feira (12), será cumprido pelo SetraBH.

O usuário poderá denunciar descumprimentos por meio do WhatsApp (31) 98472-5715. Segundo o SetraBH, o planejamento é para que sejam ofertadas 19.850 viagens a partir de terça-feira - número acima do mínimo de 19.203 viagens que estavam previstas no acordo.

+ Ônibus de BH terão 5 passageiros por metro quadrado na melhor das hipóteses

Conforme o presidente da diretoria executiva do Sindicato das Empresas de Ônibus de Belo Horizonte (SetraBH), Raul Lycurgo, as empresas vêm se preparando para cumprir com o combinado desde que projeto do subsídio foi aprovado em 2º turno na Câmara Municipal, inclusive contratando mais funcionários.

“Algumas empresas conseguiram contratar profissionais, outras estão fazendo com a equipe que tem, mas em síntese, há um grande esforço para sejam ofertadas mais viagens a partir de amanhã e também a partir do dia 27, quando o percentual de viagens aumentará mais 15%”, alega Lycurgo.

O que diz o acordo 

Pelo acordo firmado com a prefeitura e chancelado pela Câmara Municipal, após receber o montante, as empresas de ônibus deverão disponibilizar, no mínimo, 19.203 viagens diárias nos dias úteis típicos. Durante a noite, o número de viagens será de 528. Quinze dias depois, o número de viagens em dias úteis deverá chegar a 21.708.

O total do repasse é de R$ 237,5 milhões, sendo que nessa primeira parcela, as empresas receberam cerca de R$ 90 milhões. O aporte financeiro será repassado às empresas até março de 2023. O objetivo da concessão foi atender, emergencialmente, as empresas que alegavam prejuízos devido ao aumento no preço do óleo diesel e o congelamento no valor das passagens.