Esta quinta-feira (3 de agosto) é dia de celebrar o "aniversário" da região do Barreiro, que está completando 168 anos - 42 anos a mais que a capital mineira. Para celebrar tão importante data, a ONG Quinta Arte, com o apoio de empresários da regional, estão promovendo, ao longo de todo o mês de agosto, uma série de eventos culturais para valorizar e promover a cultura, arte, lazer, gastronomia e esporte para os barreirenses.
A programação completa do Aniversário do Barreiro será lançada nesta quinta no instagram criado para o evento, que pode ser acessado clicando aqui ou procurando pela @aniversariodobarreiro. Abertos ao público, os eventos começam já nesta sexta-feira (4 de agosto), sendo que as atrações estarão distribuídas por todos os dias e em vários horários, atendendo desde os moradores mais novos até os mais idosos do Barreiro.
“A proposta do evento é apresentar o Barreiro como um espaço turístico de Belo Horizonte. Queremos mostrar a riqueza artística que temos, os pontos turísticos, como o Cristo, os parques que temos aqui dentro e a gastronomia. O Barreiro tem uma história dentro de Belo Horizonte. A nossa região é mais velha que a capital. Então é legal entendermos um pouco da importância que o Barreiro tem. É uma cidade à parte dentro de BH. A região tem quase 40% da arrecadação da cidade. Isso tudo mostra que o Barreiro é, sem dúvida, uma das regiões mais importantes da capital”, destaca Mauro Satter, coordenador da ONG.
Entre as atrações estão shows, arraiás, missa, esportes, oficinas, encontros culturais, exposições, lançamento de livro, cinema, blocos de Carnaval e bate-papos. A proposta da ONG Quinta Arte é que o “Aniversário do Barreiro” entre para o calendário de eventos de Belo Horizonte. “Queremos mostrar a importância do aniversário da nossa região para a capital”, conclui Satter.
"Certidão de nascimento"
A "Fazenda Barreiro" nasceu em 1855, e, de lá para cá, se transformou nos 76 bairros com 70 mil domicílios que, hoje, abrigam cerca de 300 mil habitantes, segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Apesar de ter algumas áreas repletas de indústrias e comércios, além das residências, a região também conta com áreas verdes e nascentes. Um ótimo exemplo é a Serra do Rola Moça, que começa no bairro e é o 3º maior parque estadual do Brasil.