Cerca de seis mil votos foram registrados para a escolha dos conselheiros tutelares, segundo informações preliminares da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

As seções foram abertas às 8h, e ao contrário da primeira votação, em outubro, transcorre sem dificuldades. O resultado do primeiro pleito foi cancelado pela PBH por recomendação da Defensoria Pública de Minas Gerais, após inconsistências na auditoria.

Naquela ocasião, as escolhas começaram a ser registradas em um sistema digital, que apresentou diversos problemas e precisou ser substituído por cédulas de papel, armazenadas em caixas de papelão lacradas com fita adesiva.

Desta vez, para evitar intercorrências, a PBH adotou o sistema de votação em papel desde o início. O lacre das urnas foi feito publicamente, com checagem de representantes de todas as regionais da cidade.

Além disso, há mais postos de votação e fiscais acompanhando o processo.

A votação segue até às 17h, e para votar é necessário apresentar comprovante de residência e documento oficial. Todos os detalhes e a relação completa com os locais de votação estão disponíveis aqui.