CIDADES

Maníaco de Contagem é um psicopata e não sente remorso, avalia psiquiatra forense

Redação O Tempo

Por ANNA FLÁVIA NUNES
Publicado em 25 de fevereiro de 2010 | 18:55
 
 
 
normal

O homem acusado de ser o maníaco de Contagem não sente remorso. É o que garante o psiquiatra forense e criminólogo Paulo Roberto Repsold, diretor da Associação Mineira de Psiquiatria. "Ele é um psicopata e não se arrepende de ter matado essas mulheres".

Marcos Antunes Trigueiro, de 32 anos, foi preso nessa quarta-feira (24) sob a acusação de ter violentado e matado três mulheres na Grande BH e suspeito de ter feito o mesmo com outras duas. Segundo o especialista, o maníaco cometeu os crimes para satisfazer um prazer psicólogico. "Ele tem um prazer doentio e perverso e precisa satisfazer isso".

O psiquiatra explicou como o maníaco agia e destacou sua organização:



Marcos foi preso em casa no bairro Industrial, na mesma região em que algumas vítimas moravam. Os celulares das mulheres mortas estavam na residência. Para Paulo Roberto Repsold, o acusado os colecionou como se fossem prêmios.

O psiquiatra afirma que um psicopata é raramente identificado na sociedade porque consegue camuflar os principais sintomas do transtorno de personalidade. Entre os sintomas está o distanciamento, que no caso de Marcos era notado pela maioria de seus vizinhos. Alguns disseram que o homem nunca conversava olhando nos olhos.

O maníaco de Contagem foi apresentado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (25) e está preso em uma cela isolada do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) São Cristóvão. Ele pode ser condenado a 150 anos de prisão, conforme previsão do delegado Wagner Pinto, chefe da Divisão de Crimes Contra a Vida. "A pena por cada crime pode chegar a 30 anos de detenção, o que eleva a pena para 150 anos. Mas sabemos que ele cumprirá no máximo 30 anos em regime fechado".

Segundo a Secretaria do Estado de Defesa Social (Seds), o isolamento foi adotado para proteger o homem, que pode ser agredido por outros detentos por causa da repercussão do caso.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!