#SALVEAREDEMINAS

Manifestantes fecham a avenida Nossa Senhora do Carmo em protesto contra demissões na Rede Minas

O movimento reúne não apenas funcionários, mas ex-funcionários que foram dispensados na primeira leva de demissões da emissora, e representantes da classe artística; a avenida registrou um grande congestionamento por causa do protesto

Por JULIANA BAETA
Publicado em 30 de julho de 2013 | 14:36
 
 
 
normal

Cerca de 200 pessoas fecharam a avenida Nossa Senhora do Carmo, localizada em frente à emissora Rede Minas, na tarde desta terça-feira (30), em um protesto que se dividiu em dois os atos. O primeiro, começou às 13h e resultou na interdição da avenida de 30 em 30 minutos pelos manifestantes, em sua maioria, funcionários da TV que se sentem ameaçados pela instabilidade da emissora. Já o segundo ato, começou às 18h desta terça, no mesmo local.

Na página do evento no facebook, intitulada "Ato cultural em defesa da Rede Minas", mais de 700 pessoas confirmaram a presença na manifestação. No início da tarde, se reuniram no local, além de funcionários, ex-funcionários que foram dispensados na primeira onda de demissões na emissora, ocorrida no primeiro semestre deste ano. Eles mostram o seu apoio ao movimento e também protestaram contra a falta de clareza na realização do concurso público para contratação de pessoal. Na ocasião, 60 funcionários da TV foram demitidos.

Um funcionário da emissora, que estava na manifestação e não quis ser identificado, contou que para esta semana, são esperadas 100 demissões na Rede Minas. Ele também disse que o clima na TV é de insegurança entre os funcionários.

No primeiro ato desta terça a classe artística também endossou a manifestação com apresentações musicais. Chico Amaral, Chico Lobo, Fabinho do Terreiro, Fernando Sodré, Manezinho do Forró, Túlio Mourão e Jairo Lara estavam entre os músicos que aderiram ao movimento. Um piano também foi colocado à disposição dos manifestantes para ajudar a complementar o "barulho".

Já a partir de 18h o ato conta com o apoio artístico da Família de Rua, Dudu Nicácio, Grupo Oficcina Multimédia, Kdu dos Anjos, Kadu Vianna, banda Julgamento, Pablo Castro, Ausier Vinícius, além de discotecagem e projeções na fachada da Rede Minas.

No início da noite, a comissão que está a frente dos protestos recebeu um telefonema da secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, e foi agendada para esta sexta-feira (2), uma reunião para discutir as reivindicações dos funcionários. O encontro deve acontecer às 11h, na sede da Rede Minas, no bairro Sion.

O trânsito ficou lento no local por causa da manifestação e um grande congestionamento foi registrado no trecho por volta de 15h. A retenção também ocorreu em reflexo de outro protesto, que também aconteceu nesta terça, na avenida Afonso Pena. Neste caso, os manifestantes que ocupavam a prefeitura de Belo Horizonte desde essa segunda-feira (29)  acamparam na avenida. Eles pedem pela regularização fundiária das ocupações urbanas da capital e o condições dignas para esses moradores, como a ocupação Eliana Silva e a Dandara.

A BHTrans informou que, no início da noite, a pista externa da avenida Nossa Senhora do Carmo, no sentido Centro, próximo a rua Uruguai, já tinha sido liberada.

Atualizada às 22h07.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!